24/05/2023

Prefeitura dá continuidade aos mutirões de castração de cães e gatos

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Uberaba, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente, dá continuidade aos mutirões de castração. Entre os dias 11 e 23 de junho, a ação será no ginásio da Escola Gastão Mesquita Filho, em Ponte Alta, para moradores daquela localidade e comunidades vizinhas. Em seguida, entre os dias 25 de junho e 11 de julho, o mutirão acontecerá na Quadra Poliesportiva no Loteamento Beija-Flor II para os já cadastrados na cidade.

Segundo o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, a meta é castrar cerca de 2 mil animais, dessa vez. No entanto, a meta para 2023 é de atingir 5 mil cães e gatos. Para tanto, afirma ele, os recursos da ordem de R$ 800 mil já estão garantidos.

O cadastramento dos interessados será, exclusivamente, pelo formulário disponível no site da Prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br). Ao responder ao formulário, com seus dados pessoais e do seu pet, os interessados serão informados inclusive dos procedimentos, por exemplo, que o animal deve estar oito horas em jejum, de água e comida, e ter no mínimo seis meses de idade.

Alberto Faria alertou que aquelas pessoas que já se cadastraram em mutirões anteriores não precisam fazer nova inscrição, pois já têm vaga garantida. Tanto para os novos cadastros quanto para os que já estavam na fila, a Superintendência de Bem-Estar Animal realizará o agendamento e entrará em contato por telefone informado junto à Semam e, agora, também pelo formulário, orientando sobre data e horário para comparecimento.

O superintendente lembrou que o animal deve ser levado pelo tutor no dia e horário, previamente agendados, sendo necessário, no momento da castração, apresentar documento de identidade (RG). Alberto alertou que existem restrições para animais braquicefálicos, que apresentam a cabeça de formato "achatado" e com focinho de tamanho "encurtado", como os shih-tzu, lhasa apso, pug, buldogue francês e yorkshire, que precisam apresentar o exame ecocardiograma veterinário com laudo. “Em caso de dúvidas, o tutor deve entrar em contato pelo telefone (34) 3318-0312, entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira”, disse.

Será possível fazer o cadastro no momento do mutirão, “porém não adianta o tutor levar o animal sem o devido agendamento, que não será castrado imediatamente”, reforçou Alberto. Continuam sendo priorizados aqueles, cujos tutores já estejam na lista de cadastrados, protetores com mais de 10 animais e moradores da região que estão perto dos locais onde estarão acontecendo os mutirões.

Para realização das atividades, foi contratado o castramóvel do Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale). O mutirão tem parceria com o Departamento de Educação Ambiental da Semam e com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.