WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

28/03/2024

Prefeitura beneficia agricultores familiares com kit irrigação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio e da Emater, promoveu nesta quinta-feira (28), na Ceasa, a entrega de 15 kits irrigação a agricultores familiares do Município. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Zé Silva, presente no ato de entrega.

 

Os kits fazem parte do Programa Irriga Minas, através de recursos do Estado e do Governo Federal. Na oportunidade, 15 produtores das comunidades de São Basílio, Santa Fé, Santa Rosa, Lajeado, Capelinha, Baixa e Dandara receberam os equipamentos. Compõem o kit: uma caixa d'água com capacidade para 500 litros, 470 metros de mangueira (gotejamemto), filtros e conectores, num valor médio de R$1.300,00 cada.

 

Segundo o gerente regional da Emater, Diego Rezende, a seleção levou em conta dois itens básicos: ser agricultor familiar e estar vendendo os seus produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Agora, a Emater dará sequência ao Programa, orientando na montagem e manejo do equipamento, assim como no plantio e tratos culturais da lavoura", realçou. 

 

O dirigente da Emater disse que, na região, 15 municípios foram contemplados com o Irriga Minas, da Secretaria de Estado da Agricultura,  ressaltando que cada kit propicia o plantio de área com 500 metros quadrados. 

 

Para Zé Silva, o kit irrigação traz a certeza para o agricultor familiar de que os frutos e hortifrutigranjeiros plantados serão colhidos. O deputado ressaltou que com o equipamento bem utilizado e uma produção programada, cada família poderá obter safra de até 9 toneladas por ano. "O que traduzirá também na melhoria da qualidade da produção e de renda dos agricultores."

 

Zé Silva informou que, só no Governo Elisa, beneficiou Uberaba com mais de R$10 milhões, entre serviços de infraestrutura, como urbanização de Peirópolis, área da Saúde e segmento agrícola. 

 

A prefeita Elisa Araújo fez questão de enaltecer o trabalho sério do deputado de Uberaba Zé Silva. "Ele já trouxe sementes, biodigestores e agora traz os kits de irrigação", frisou ela, que pediu e conseguiu do deputado a doação de mais 30 kits nos próximos meses.  

 

“Com esse apoio do parlamentar e trabalhos da Secretaria do Agronegócio e da Emater, estamos confiantes na melhoria de produção do nosso cinturão verde," destacou Elisa.

 

Ainda na oportunidade, a prefeita anunciou a completa iluminação da avenida Walter Marques, que passa ao lado da Ceasa e segue para as empresas do Parque Hileia. "Há mais de 10 anos, moradores e trabalhadores da Ceasa esperam por esta melhoria," disse Elisa, informando que a expectativa é de que em até 60 dias o serviço seja executado pela Cemig.

 

O titular do Agronegócio, Agnaldo Silva, aproveitou ainda o evento para anunciar a aquisição de uma pá carregadeira, também emenda parlamentar do deputado Zé Silva, e a realização de Dia de Campo, no próximo 16 de abril,  em Santa Rosa, visando incentivar a produção de hortifrutigranjeiros em Uberaba. 

 

Participaram também da solenidade os vereadores Varciel Borges e Alessandra Piagem, além do presidente da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Sérgio Nepomuceno, e dezenas de agricultores familiares. 

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS