30/05/2022

PMU abre licitação para reforma de prédio para abrigar Delegacia Rural

Publicado no Diário Oficial do Município, na quarta-feira (25), o Edital de Tomada de Preços nº 010  para execução de serviços de reforma do imóvel no bairro Olinda, na Praça Pôr do Sol, para implantação da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais de Uberaba, em atendimento à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). O valor estimado da obra é de  R$ 386.706,45. Os recursos para execução da obra são oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Heli Grilo, no valor de R$ 300 mil, por solicitação do presidente da Câmara, Ismar Marão, e contrapartida de R$ 87 mil da Secretaria de Defesa Social.

Segundo o titular da SDS, Glorivan Bernardes, essa delegacia é muito importante para combater crimes, especialmente os de roubo de cargas nas propriedades rurais. Por isso, acrescentou, o Município apoia a Delegacia Rural como ação no Plano Municipal de Segurança Pública. “O fortalecimento dessa estrutura da segurança pública é uma das diretrizes da gestão atual e, nesse caso, no combate aos crimes que atingem o produtor rural e o agronegócio”, disse.

A Delegacia, que atualmente funciona na Rua Goiás, vai ocupar o prédio da antiga Aisp-Olinda com 1.500 m² sendo 389,86 m² de área construída, e de estacionamento 96,6 m². O projeto da Secretaria de Planejamento prevê manutenção geral do telhado, reforço nas paredes da intendência, gradis em todas as esquadrias externas, manutenção elétrica, pintura interna e externa, trocas de pisos e revestimentos, instalação de concertina, demolição de paredes para aumentar as salas, instalação de ar condicionado em cinco salas e novas portas.

O delegado Tiago Cruz Ferreira comemorou a abertura da licitação considerando que essa estrutura permitirá um trabalho mais efetivo na segurança do homem do campo. Ele lembrou que essa é a primeira Delegacia Rural.  A estrutura foi inaugurada em 2021 e está ligada ao 5º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a princípio funcionando junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba.

Essa é a primeira Delegacia Rural de repressão ao crime organizado do Estado de Minas Gerais, que será seu efetivo exclusivamente voltado para combate a crimes na zona rural, lembrou o presidente da Câmara, Ismar Marão. “É grande a expectativa do setor e a prefeita Elisa entendeu essa importância para melhorar a atuação das forças de Segurança Pública para reprimir os crimes no campo”, concluiu.