01/06/2023

Plano de Capacitação dos Artesãos de Uberaba é apresentado no Sebrae

Foto: Freepik

Foi apresentado, nesta quarta-feira (31), o Plano de Capacitação dos Artesãos de Uberaba. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e é uma das metas das políticas públicas para o turismo. O plano foi divulgado para as associações de artesanato da cidade, na sede do Sebrae, durante a manhã.

Fomentar o artesanato uberabense e torná-lo uma referência para o turismo da região é uma das metas da gestão municipal.  Desta forma, a Sedec e o Sebrae elencaram uma série de ações para capacitar os artesãos da cidade ao longo de 2023.

Alinhado ao projeto “Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes”, o plano visa incentivar as associações a se organizarem de forma estratégica e transformarem as peças produzidas em geoprodutos, dando originalidade à região. O Plano de Capacitação dos Artesãos faz parte dos esforços para que o geoparque de Uberaba seja chancelado pela Unesco e reconhecido mundialmente.

Participaram do evento a Associação de Mulheres Rurais de Uberaba (Amur); Associação dos Artesãos da Uberfama – Uberaba Feito à Mão; Casa do Artesão de Uberaba e projeto Arte na Chita. Pela Prefeitura, estiveram presentes a diretora de Turismo, Feira e Eventos, Maria Aparecida Basílio; o chefe da Seção de Desenvolvimento do Turismo, Eduardo Galini; a assessora da Chefia de Gabinete, Sylvia Gouvea, e a secretária executiva do Geoparque Uberaba, Lúcia Lacerda. O Sebrae foi representado pelo analista Marcius Marques Mendes.