06/08/2025
Foto: Arquivo
Resultado da parceria dos compositores Maradona, Didi Pinheiro, Darlan Alves, Celsinho Mody, PH e Felipe Karanova, o samba-enredo dará voz ao desfile de 2026, da escola paulistana, quando levará para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Chico Xavier: Nas entrelinhas da alma, as raízes do céu em Uberaba”, assinado pelo carnavalesco Flávio Campello.
A composição que venceu a disputa interna, por decisão unânime da diretoria e da comunidade da Escola Tom Maior, recebeu R$ 20 mil em premiação e terá sua obra interpretada pelo cantor Gilsinho, que também integra a tradicional companhia Dada Portela. Segundo a direção da escola, a escolha foi o resultado de um encontro raro entre emoção e representatividade.
A obra destaca não apenas a figura de Chico Xavier, mas também símbolos culturais, espirituais e históricos da cidade de Uberaba. A letra sensível e repleta de imagens poéticas emocionou a comunidade e já está na boca dos componentes. A melodia envolvente promete embalar o público no desfile do Grupo Especial, marcado para o sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro de 2026, mesma data em que a Tom Maior celebra 53 anos de fundação.
Um dos autores do samba, o compositor Didi Pinheiro, celebrou a conquista com entusiasmo e gratidão. Ele afirmou que falar sobre Uberaba e personalidades como Chico Xavier foi uma honra para a parceria. “A felicidade está enorme no coração. Foi maravilhoso escrever sobre esse lugar tão importante para o nosso país, com essa parceria vitoriosa de amigos”, disse, destacando o orgulho coletivo por representar um polo cultural tão relevante como Uberaba no maior espetáculo da terra.
A homenagem ultrapassou as fronteiras do carnaval paulistano e já reverbera em solo mineiro. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Celso Neto, afirmou que a escolha da Tom Maior representa um marco para a cidade. Para ele, o samba vai muito além da Avenida: “A letra é uma preciosidade. Fala de nossos gigantes e do nosso orgulho. Nosso desejo é que esse samba se torne um hino para a cidade. Isso vai ser ouvido não só em São Paulo, mas no Brasil e no mundo. Esse momento marca a nossa história e representa um salto no desenvolvimento e no orgulho uberabense.”
Ficha Técnica da Escola de Samba Tom Maior
Presidente: Carlos Alves (Carlão)
Carnavalesco: Flávio Campello
Mestre de Bateria: Carlão
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Ruhanan e Ana Paula
Direção de Carnaval: Erica Ferreira
Rainha de bateria: Pâmella Gomes
Intérprete: Gilsinho
Confira a letra do samba-enredo:
QUERIDOS IRMÃOS,
O PENSAMENTO É A VOZ QUE NÃO SE CANSA
ESCREVO ESSA CARTA ENVOLTO DE LUZ
ONDE A ALMA REPOUSA E O AMOR SE LANÇA
TERRA SAGRADA QUE EU TANTO AMEI
ANTES DOS HOMENS TEMPLO SE FEZ
SERES TÃO BELOS DA CRIAÇÃO
GIGANTES MARCARAM O TEU CHÃO
NAS ÁGUAS EMANA O PERFUME,
TEU POVO TUPI, CAIAPÓS, ARAXÁS
NUM PALCO DE LUZ, FORÇA DIVINA E SE REVELAR!
É NESSE TREM QUE EU VOU
TEM BOI PRA LÁ E PRA CÁ, O FUTURO CHEGOU
A PAZ RELUZ NO OLHAR…
BROTOU A SEMENTE É TEMPO DE SEMEAR!
A FÉ ESPERANÇA, ACALANTO DOS TEUS
E NAS CATEDRAIS, A CASA DE DEUS
NO TEU FOLCLORE EXPRESSA, ALMA POPULAR
ESSA GENTE ME FEZ QUEM EU SOU…
CHICO DE LUZ E AMOR!
E VOS DIGO:
“A DOR DO ADEUS É PONTE PRA RECOMEÇAR”
NÃO É O FIM DA JORNADA AOS OLHOS DO PAI
QUEM CORRE ATRÁS DO QUE GOSTA
NÃO CANSA JAMAIS!
A TOM MAIOR…
CELEBRA O DOM MAIOR, A VIDA!
É UBERABA E SEU ESPLENDOR
DO ALTO DAS “SETE COLINAS”
TERMINO ESSA CARTA EM VERSOS DE AMOR
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000