23/05/2023

Obras da Mata do Carrinho estão 50% concluídas e Semam visita local com vereador

Foto: Divulgação

Com mais de 50% da reforma e revitalização da Mata do Carrinho prontos, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) acompanhou o vereador Anderson Dois Irmãos em visita às obras, nesta terça-feira (23). Também participaram da caminhada os guardas civis municipais Marco Túlio Gianvecchio e Diego Provazi Alves, responsáveis pelo Canil da GCM, e a assessora da Secretaria de Governo, Ana Paula Gomes Boaventura.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, é possível que a Quatro Construções MCGF conclua a obra, no valor de R$1.830.212,53, antes do prazo contratual de oito meses, que vence em setembro próximo.

Nessa fase, está sendo finalizada a reforma geral da Sede dos Conselhos, colocando pisos intertravados, recompostos meios-fios nas trilhas e a conclusão do Canil, já com pintura, e colocação de parte dos alambrados instalados. Obras dos sanitários, com pintura, vasos e torneiras estão em fase terminal, faltando somente a parte elétrica.

A engenheira da empresa, responsável pela obra, Talita Pires, informou que faltam 500 metros de trilhas para serem concluídos e colocados os alambrados em torno, fechando a Mata de maneira geral. Além disso, o projeto previu reforma das guaritas e quiosques. Serão implantados novos bancos, lixeiras, bebedouros, postes de iluminação e academia de ginástica ao ar livre. E ainda, reestruturação de toda calçada pública e execução de novo trecho, assim como a manutenção das rampas para pessoas com necessidades especiais.

O pórtico da Avenida João XXIII será reformado e receberá letreiros luminosos. O acesso ao público passará a ser exclusivamente pelo Memorial Chico Xavier, que fica dentro do Parque.

O vereador Anderson Dois Irmãos, que é autor de indicação solicitando a visitação, declarou que foi surpreendido positivamente com o andamento da obra. "O coração transborda de alegria, uma vez que esse Parque está fechado há mais de 20 anos, e estamos surpresos com tudo o que está sendo implantado para que a população possa frequentar o local. Serão beneficiados vários bairros como Parque das Américas, Estrela da Vitória, Volta Grande, Cidade Ozanan e a cidade como um todo", salientou.

O titular da Semam arremata que “a região vai ser contemplada com ações importantíssimas considerando o Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, com a revitalização desse parque florestal e do Memorial Chico Xavier, que também passará por obras”.