26/09/2022

Novos credenciados começam a atuar nos cemitérios municipais

Foto: Arquivo

Já está disponível no site da Prefeitura de Uberaba a lista das pessoas físicas e jurídicas credenciadas para realização de construções, pequenas obras, melhoramentos funerários, manutenção, limpeza e zeladoria de sepulturas nas dependências dos cemitérios públicos do município de Uberaba. Foram aprovados 18 credenciados até o momento, mas o processo continua aberto.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Anderson Passos, os interessados podem procurar a Prefeitura para abertura de processo administrativo e cadastramento. "Dessa forma, teremos um número maior de prestadores de serviço e as famílias poderão ter mais opções de escolha", disse. O credenciamento terá validade de 24 meses, podendo ser prorrogado, enquanto cumprir todas as exigências.

Os trabalhos, acrescentou, não são tabelados deixando a cargo do próprio mercado estabelecer os valores, tendo em vista a gama de variações de serviços e obras nos cemitérios.

Segundo Passos, a informação correta e transparente é uma aposta forte como ferramenta pra quebrar monopólios antigos, que tanto aborrecem o cidadão nos assuntos afetos a sepultamentos e conservação de túmulos.

Os credenciados podem atender tanto no São João Batista quanto no Medalha Milagrosa e Bom Pastor (Ponte Alta), desde que façam a opção dupla ou tripla no ato da sua inscrição.

Por meio do link bityli.com/mDsBePb é possível acessar a lista com os nomes e contatos dos credenciados ou mesmo fazer a inscrição. O edital 107/186956/2022 elenca todos os critérios para a realização do credenciamento, documentação e declarações necessários, que podem ser anexados por meio de upload no site.

Anderson Passos também lembrou que os servidores municipais são proibidos de qualquer tipo de cobrança por serviços nos túmulos e não há taxa para utilização de água ou energia elétrica nas dependências dos cemitérios municipais. “Denuncie qualquer cobrança indevida por meio do número 0800 940 0101, para que sejam aplicadas as penalidades legais”, concluiu.