05/08/2022

Nova biblioteca comunitária conta com obras de referência na educação inclusiva

Foto: Divulgação

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou nesta sexta-feira (5) da inauguração da biblioteca comunitária no Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), ao lado da secretária de Educação, Sidnéia Zafalon. Também foram apresentadas à comunidade as novas instalações do CREI, agora na Rua Equador, 49 - Fabrício.

O acervo da biblioteca conta com 1.290 obras catalogadas, entre livros infantis e para adultos, obras técnicas e materiais de referência na educação inclusiva. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O espaço leva o nome de Bethânia Rufato Ferreira, psicóloga da unidade vítima de câncer em 2020.

Para pegar o livro emprestado, é preciso se tornar sócio da biblioteca. Os documentos necessários são de identificação com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4. Cada usuário pode pegar até três exemplares emprestados, por 15 dias, renováveis por mais 15.

Desde fevereiro deste ano, o CREI funciona no bairro Fabrício para melhor atender às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino com algum tipo de deficiência, dificuldade na aprendizagem ou altas habilidades. Até então, a unidade funcionava em um espaço adaptado no Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea) Boa Vista. “A educação inclusiva é uma das prioridades do nosso governo e a gente vem trabalhando duro nisso”, reforçou a prefeita.

O novo prédio, pertencente ao Governo do Estado, conta com 14 salas para atendimento em psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, neuropsicopedagogia e estimulação sensorial, motora e visual. “Já pedimos, inclusive, a doação desse imóvel para que ninguém tire o CREI daqui futuramente”, adiantou Elisa.

Conforme a secretária de Educação, a proposta agora é cuidar também dos pais dos alunos assistidos pelo CREI. “Estamos buscando parcerias para atender e promover atividades, como rodas de conversa e oficinas, aos pais desses alunos, enquanto aguardam os filhos durante o atendimento no CREI", afirmou Sidnéia.

Atualmente, 163 alunos da rede pública são acompanhados pelo Centro de Referência e mais de 1.000 atendimentos são realizados mensalmente.