23/06/2022

Memorial Agenda 21 de Uberaba ganha nova placa resgatando memória de engajamento ambiental na cidade

Foto: Divulgação

Memorial Agenda 21 de Uberaba, no Parque das Barrigudas, ganha nova placa em acrílico, após original, em bronze, ter sido furtada há pelo menos 15 anos. A placa traz gravada frase do hoje biólogo e doutorando em Oceanografia Armando José Barsante Santos, recebido pela prefeita Elisa Araújo, nesta quarta-feira (22), no Gabinete. Atualmente, ele coordena projeto de parceria internacional entre o projeto Tamar do Brasil e universidades americanas para monitoramento, por satélite, do caminho das tartarugas marinhas em todo o Planeta.

“Num momento em que Uberaba prepara o primeiro Plano de Arborização de sua história, essa é uma forma de resgate de um dos símbolos da evolução da consciência ambiental em nossa cidade”, disse a prefeita Elisa Araújo.

O biólogo da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo César Franco, lembrou que a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO-92 foi criada a Agenda 21 com o objetivo de propor soluções para os problemas socioambientais mundiais, baseando-se no princípio: “Pensar globalmente, agir localmente”.

No ano de 1999, nessa perspectiva, em Uberaba foram realizadas diversas ações dentro da proposta de engajamento para planejamento participativo na construção de sociedades sustentáveis. Paulo César, que já era professor de Biologia na época, considera essa placa um símbolo da memória da cidade em relação às questões ambientais.

“Nunca estivemos inertes nesse aspecto e, dessa forma, mostramos o que vem sendo construído ao longo dos anos, culminando, inclusive, na criação da Secretaria do Meio Ambiente”, afirmou.

Naquele momento, foi promovido um concurso com a participação das escolas da cidade para criação de uma frase que retratasse a proposta da Agenda 21 e que ficaria gravada no Memorial. PC lembra que um aluno de 18 anos, que cursava o 3º colegial do Colégio Objetivo, foi o vencedor com a frase: “Nada adiantam a evolução e o aprimoramento das técnicas e ciências se são feitos de forma desarmoniosa com a natureza provocando sua degradação”.

Durante visita à Elisa, que foi sua colega de turma na época, Armando Barsante, autor da frase ganhadora, lembrou que esse momento definiu seu futuro como profissional. Ele ganhou reconhecimento internacional pelo trabalho consciente de despertar nas pessoas a responsabilidade com o meio ambiente. Sua atuação continua mesmo durante o curso de doutorado em Oceanografia que faz na Universidade Federal da Flórida.

Ao ser questionado se sua frase seria a mesma nos dias atuais, o biólogo ponderou que o ser humano tem uma capacidade enorme de causar impacto. “Eu diria que não só nada adiantam como também podem complicar se as técnicas e ciências forem utilizadas de forma inadequada piorando a atual situação do Planeta. “Esse é um fato que exige mudanças imediatas, porque já não dá mais tempo de ficar conversando sobre a relevância do assunto, sendo primordial implementar ações imediatamente”, concluiu.