08/08/2022

Mais de 500 lâmpadas foram recolhidas no display do saguão da Prefeitura

Foto: Arquivo

Foram recolhidas no display instalado no saguão do Centro Administrativo da Prefeitura, nesta segunda-feira (8), mais de 500 lâmpadas compactas e tubulares. A coleta é feita pela empresa Legal Ambiental de Uberlândia e o material é destinado à Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) que envia, posteriormente, à indústria. O recolhimento é feito mensalmente.

Outro local que também recebe esse tipo de material, além da PMU, é a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), localizada no Parque das Barrigudas (Univerdecidade).

Outros pontos apropriados para encaminhar as lâmpadas a serem descartadas são as empresas que comercializam esse tipo de produto. A assessora da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Márcia Deodato, lembrou que ao adquirir as lâmpadas o consumidor deve já deixar negociada com a loja a possibilidade de ser entregue a lâmpada após o ciclo de uso, para dar a destinação correta.

O material recolhido em Uberaba é entregue a uma empresa recicladora, onde é feita a separação dos componentes e descontaminação, sendo aproveitado o vidro, o alumínio e o mercúrio. O vidro e o pó fosfórico são utilizados na fabricação de cerâmicas e vitrificação de azulejos. Os componentes metálicos vão para a indústria automotiva e fundição, já o plástico é granulado e vendido para fábricas de diversos produtos.

Segundo Márcia, é importante que principalmente os grandes geradores de resíduos sólidos saibam da necessidade de fazer essa negociação prévia, seja com a indústria, seja no comércio onde adquiriu essas lâmpadas, para que possam devolvê-los após seu ciclo de uso, sob pena de ter que pagar para descartar esse material. Além disso, o cidadão comum pode levar esse material até os 11 ecopontos existentes da cidade. Nesse caso é permitido o descarte de somente quatro lâmpadas por pessoa.