09/09/2022

Líderes de bairros participam de reunião com equipe da Seplan sobre o Plano Diretor

Foto: Divulgação

A Secretaria de Planejamento (Seplan) deu início nesta sexta-feira (9) ao trabalho de diagnóstico sobre a revisão do Plano Diretor. Três representantes das associações de moradores dos bairros Leblon, Costa Teles e Guanabara/Frei Eugênio compareceram à primeira reunião de levantamento das demandas do Setor 1, composto ainda por Abadia, Boa Esperança, Boa Vista, Chácaras Bouganville e Fabrício.

Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, é importante que a população tome conhecimento do que representa o Plano Diretor e suas leis complementares que impactam diretamente na vida das pessoas. “É fundamental a participação da comunidade na construção dessa legislação, de modo que as reais necessidades estejam contempladas de forma realística e transparente”, disse.

Entre as diversas demandas, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Leblon, Jair Pereira da Silva, que também é conselheiro municipal de Saúde, destacou a necessidade de melhor aproveitamento de ampla área existente no local, para uso da comunidade como espaço de lazer e esporte. Já Jailton Matos, do Costa Teles, apontou a necessidade de revitalização da ciclovia e melhorias na praça Lago Azul. No Guanabara/Frei Eugênio existem muitas áreas verdes abandonadas no bairro que poderiam se tornar espaços de convivência da comunidade do bairro, de acordo com o presidente Edmo Boaventura.

As reuniões com os representantes dos bairros de cada setor e as dinâmicas de participação popular continuam até meados de julho de 2023. Nesse período, deverão ser realizadas oficinas participativas em áreas públicas dos bairros e ação com os alunos das escolas públicas e privadas dos bairros com entrega de cartilhas interativas. A primeira audiência pública está prevista para maio do ano que vem, bem como capacitação e workshops com os técnicos das Secretarias e Sociedade Civil.

Depois do diagnóstico e da elaboração de diretrizes e proposições, será realizado o processo de elaboração da nova lei do PD e complementares, em meados de junho do próximo ano,  com previsão de aprovação pela Câmara Municipal em outubro de 2023.