13/01/2023

Guia do IPTU 2023 estará disponível a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Uberaba disponibiliza, a partir de segunda-feira (16), a guia para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), relativo a 2023, por meio do link uberaba.mg.gov.br/iptu.

Desconto de até 20%

De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o contribuinte poderá pagar o imposto integralmente em janeiro, ou fevereiro ou março, com desconto de 15%. Também poderá dividir o pagamento em até três vezes, mantendo o desconto de 15%, desde que as parcelas não ultrapassem o mês de março.

Com a entrada em vigor do IPTU Verde, contribuintes que têm uma árvore plantada na calçada do imóvel com circunferência maior ou igual a 15cm, medida à altura de 1,30m, terão, ainda, mais 5% de desconto para o pagamento do imposto, totalizando 20% para pagamento integral em janeiro, ou fevereiro ou março, mediante declaração do contribuinte, disponível no site.

Esse percentual de desconto também poderá ser aplicado para o pagamento em até três vezes. Nesse caso, também, as parcelas não podem ultrapassar o mês de março.

Parcelamento a partir de 1º de março de 2023

Os contribuintes que escolherem o parcelamento em até dez vezes, não terão desconto, exceto o desconto de 5% do IPTU Verde que será mantido durante todo o ano.

A Sefaz esclarece que a emissão das guias para pagamento parcelado estará disponível somente a partir de 1º de março. E ainda, as parcelas não podem ter o seu valor inferior ao equivalente a 25% da Unidade Fiscal do Município, equivalente a R$ 84,27.

Para a emissão da guia de pagamento, basta informar o endereço e o número ou o código de identificação do imóvel.

O contribuinte que não tiver acesso à internet poderá procurar o Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, das 8h às 18h, na Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141 - Santa Marta, e ainda em 28 pontos de apoio para emissão da guia do IPTU 2023. Confira a lista.