11/08/2022

Guarda Municipal celebra 22 anos com novo Quartel-Geral

Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal de Uberaba celebrou o aniversário de 22 anos nesta quarta-feira (10) com casa nova. A solenidade foi no QG “Mogiana”- Quartel-Geral GCM Daniel Andrade dos Santos, com apresentação da orquestra municipal.

Na ocasião, houve a entrega de barretas de 10 anos para os GMs de 2004 a 2012 e a entrega do Certificado “Amigo da Guarda”. Ainda, a família do GCM Andrade, que dá nome ao quartel, foi homenageada.

O GCM Andrade foi aprovado no primeiro concurso da então Guarda Civil Municipal de Uberaba em 2003, e tomou posse como servidor efetivo em 14 de maio de 2004. Com relevante participação na história da GCM de Uberaba, foi reconhecido por seus pares como um líder. Esteve à frente da Associação dos Guardas Municipais de Uberaba e liderou diversas ações em busca de melhorias e conquistas para os servidores da Guarda.

Durante a sua fala, o comandante da Guarda, Marcelo Neves, se emocionou ao ressaltar o trabalho do GCM Andrade e enfatizar que o mesmo foi um exemplo para os colegas. “Ele sempre tinha uma palavra de esperança de que alcançaríamos nossos objetivos como instituição, e hoje, com o reforço do efetivo que recebemos em 2020, conseguimos, com muito trabalho e esforço, nos consolidar ainda mais na sociedade uberabense, sermos reconhecidos por auxiliar o cidadão naquilo que mais precisa”, pontuou.

O secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, destacou os diversos atores que auxiliam no fortalecimento da Guarda. “São 22 anos de uma instituição que vem, progressivamente, sendo fortalecida, pela ação do Executivo, do Poder Legislativo, do Ministério Público e também do Judiciário. É uma jovem instituição, mas também muito madura, muito fortalecida e extremamente reconhecida, hoje, pelos seus méritos”, enfatizou.

A prefeita Elisa Araújo encerrou a solenidade, evidenciando o trabalho dos agentes, com dedicação, compromisso e responsabilidade em prol da segurança pública. “Inaugurar esse espaço é um momento único para celebrar o aniversário da Guarda, com melhores condições de trabalho para os servidores. Nesse tempo de governo, nós já promovemos treinamento, compra de munições, de armamento, frota nova e ainda reforçamos a realização do Estatuto da Guarda, assim como a revisão do Plano de Cargos e Salários”, frisou.

Em 2021, foram mais de 34 mil ocorrências atendidas, dobrando o número de atendimentos em relação a 2020, enquanto em 2022, foram 21.764 ocorrências atendidas até 10 de agosto de 2022.

A solenidade contou com a presença de representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Civil, Penal, Federal, Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, delegados, vereadores, secretários municipais e o público em geral.

História - Criada em 10 de agosto de 2000, a Guarda Municipal de Uberaba tem o objetivo de cuidar da segurança dos bens, instalações e serviços do Município, bem como exercer o poder de polícia de trânsito no âmbito municipal. No decorrer de sua história, a Guarda conquistou lugar de destaque na segurança pública, atuando em conjunto com as forças de segurança da União e do Estado, exercendo o seu papel de polícia preventiva, se destacando principalmente nos patrulhamentos preventivos nas escolas, parques, praças, prédios públicos, logradouros públicos, bem como na Patrulha Preventiva Maria da Penha, Patrulha do Silêncio, Policiamento de Trânsito e combate ao tráfico de drogas.