28/09/2022

Governo Municipal vai estimular a doação de órgãos e tecidos para transplantes

Foto: Freepik

A importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes será tema de palestras nas unidades da rede municipal de ensino de Uberaba, pelo menos, uma vez por ano. Esta é a sugestão acolhida pela prefeita Elisa Araújo, nesta terça-feira (27), Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, durante comemoração pela data no Hospital de Clínicas da UFTM. A intenção é ampliar o número de doadores na cidade.

“Desde jovem eu aprendi que doar os órgãos é um ato de amor”, disse a chefe do Executivo, acrescentando que além de adotar a reflexão sobre o tema uma vez por ano nas escolas municipais, as redes privada e estadual serão convidadas à reflexão. A prefeita parabenizou a equipe dedicada ao tema na UFTM e agradeceu aos doadores de órgãos conquistados pela instituição, que já realizou mais de 1.300 transplantes em 41 anos.

A sugestão de um dia de reflexão nas escolas é do médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante CIH-DOTT, que recebeu convidados para um café da manhã no HC, para lembrar o tema. Referindo-se a Ilídio Antunes, a prefeita o definiu como “uma inspiração para todos nós, pelo amor e dedicação à causa”. Ilídio está à frente do projeto “Viva pela Vida”, que tem mais de 21 anos de existência e já realizou 1.646 entrevistas para doação de córneas, resultando em 463 doações.

O secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, disse que a Pasta comandada por ele está à disposição do Hospital de Clínicas da UFTM para difundir a importância da doação de órgãos e tecidos junto à comunidade. “Esta é uma instituição que abraça a sociedade, trabalha junto com a nossa cidade, desenvolvendo-se com ela”, disse Sétimo.

Ao parabenizar a equipe CIH-DOTT, o secretário informou que buscará o engajamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS) em ações de convencimento para a captação de novos doadores. Participaram também do ato a equipe de Antunes, o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, e o superintendente do HC, médico Marco Fábio Prata Lima.