ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

MENU

04/04/2022

Governo Municipal integra ação nacional de combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: Freepik

O Governo Municipal, por meio da Controladoria-Geral, foi escolhido para integrar Grupo de Trabalho (GT) de enfrentamento da corrupção na área de crimes ambientais da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). A primeira reunião do GT, realizada no dia 30 de março, contou com a participação da controladora adjunta de Uberaba, Júnia Camargo.

 

Durante o ano, o Município e outros integrantes do GT aprofundarão a compreensão da correlação de crimes ambientais com corrupção, fraude e lavagem de dinheiro, de modo a contribuir em nível nacional com a prevenção e detecção de irregularidades. Como explicou Júnia, Uberaba foi escolhida para participar da ação de número dez da Enccla para 2022 – ao todo, são 11 – por indicação do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O Município é membro do Conselho que, por sua vez, integra a Enccla.

 

"Participar de um estudo desta envergadura é importante não só para firmar a Controladoria-Geral como órgão municipal de vanguarda nas ações de prevenção e combate à corrupção, mas também para reafirmar o compromisso do Governo Municipal com a temática”, pontuou a controladora adjunta.

 

A ação n° 10/2022 da Enccla tem coordenação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério Público Federal (MPF). Entre os resultados esperados do trabalho, estão a identificação de vulnerabilidades de informações, sistemas, procedimentos e regulação, além do desenvolvimento de indicadores de risco relacionados à corrupção, fraude e lavagem de dinheiro vinculados a delitos ambientais.

 

Fazem parte do Grupo de Trabalho, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin),  Advocacia-Geral da União (AGU), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Afuje), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), entre outros. A segunda reunião do GT está marcada para 27 de abril.

 

Enccla - Criada em 2003, a Enccla reúne representantes de mais de 70 órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das esferas federal e estadual, bem como do Ministério Público. Os resultados dos debates subsidiam a formulação de políticas públicas e de ações de enfrentamento da corrupção e da lavagem de dinheiro no Brasil – estratégias que são explicitadas nas ações pactuadas anualmente.

OUTRAS NOTÍCIAS

0800 940 0101

Todos por Uberaba

0800 942 3160

Saúde Atende

156

Ouvidoria-Geral

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2022 GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.