ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

MENU

23/05/2022

Governo Municipal firma parcerias com a Fazu para desenvolvimento de projetos de hortas e mudas

O Viveiro Municipal da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) firmou parceria de um ano com as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) para a criação de  horta comunitária. A princípio as hortaliças produzidas no espaço serão distribuídas para os cerca de 40 trabalhadores que atuam no local. Isso porque 22 deles fazem parte do Projeto Social “Todos por Uberaba”, não recebem salário, somente uma ajuda de custo da ordem de R$350,00 em forma de ticket-alimentação.

 

“Essa é uma maneira que encontramos para incrementar a alimentação dessas famílias. O objetivo é de, no futuro, o projeto se estender à comunidade de baixa renda que reside no entorno do parque”, destacou a chefe do Departamento de Paisagismo e Horto Florestal, Pamella Cristina Pereira.

 

A elaboração da horta comunitária é de responsabilidade de 10 alunos do 9° período do curso de Agronomia da Fazu, orientado pela professora Mônica Carolina Núñez Fedatto, que coordena todo o projeto de extensão Carreira, Responsabilidade e Sociedade (CRS). Foram plantados quiabo, alface, repolho, rúcula, rabanete e couve. 

 

“Ao escolher a linha de ação, procuramos locais e comunidades que possam ser auxiliadas pelos nossos alunos, aliando os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos, com ações de responsabilidade social e sustentável”, destacou a professora.  

 

A Fazu também tem parcerias com o Município para implantação e execução de projetos de hortas escolares no Cemei Michelle Flávia Martins Pires (Jardim Uberaba) e Escola Municipal Norma Sueli Borges (Cidade Ozanan), que tiveram início nesse semestre com manutenção, plantio e colheita das hortaliças, utilizadas internamente. Dentro do projeto também são promovidas palestras de conscientização sobre alimentação saudável para as crianças, sob a orientação dos professores Saulo Cardoso e Edson Komori.  

 

Na Escola Municipal Gastão Mesquita (Ponte Alta),  a coordenação também é da professora Mônica Fedatto. Nesse local já está sendo promovida a terceira colheita, com outro grupo indo ao local para aumentar os canteiros, dando continuidade aos trabalhos na horta.

 

O plantio das mudas na APP Tancredo Neves teve início no semestre passado, tendo orientação da professora Mônica e do biólogo da Semam, Paulo César Franco. Hoje o projeto é tocado pelo professor José Carlos da Silva, com turma de alunos que está fazendo manutenção e plantio de novas mudas e cuidados na área.

OUTRAS NOTÍCIAS

0800 940 0101

Todos por Uberaba

0800 942 3160

Saúde Atende

156

Ouvidoria-Geral

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2022 GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.