07/06/2022

Fiscalização por videomonitoramento visa diminuir acidentes de trânsito em Uberaba

Foto: Arquivo

O uso do videomonitoramento para autuar infrações de trânsito, flagradas por dispositivos eletrônicos em ruas e estradas do País, foi autorizado pelo Código Nacional de Trânsito (Contran) em Resolução publicada no dia 1º de abril. A Secretaria Municipal de Defesa Social irá aderir à decisão por meio das 120 câmeras de videomonitoramento do Uberaba Segura, antigo Cidade Vigiada, que vão começar a fiscalizar motoristas e motociclistas que infringirem as leis de trânsito, exceto o excesso de velocidade, a partir de 1º de julho, em toda a cidade.

O objetivo é diminuir o número de acidentes e, por consequência, o número de óbitos na cidade de Uberaba, que é a 6ª maior frota do Estado de Minas Gerais, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Ainda com base nos dados da Senatran, que envolve as principais cidades de Minas Gerais, de janeiro de 2018 a dezembro de 2021, Uberaba também ocupa a 6ª posição em relação ao quantitativo de acidentes de trânsito, pessoas feridas/ilesas e veículos envolvidos em acidentes, ficando atrás de Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Betim.

Já com relação ao número total de óbitos, Uberaba está na 7ª posição, com 97 mortes no levantamento da Senatran, e se analisados os óbitos a cada 100 mil habitantes, Uberaba sobe para a 4ª posição, ficando atrás de Governador Valadares, Uberlândia e Ipatinga.

“O nosso trânsito mata mais que Belo Horizonte, que possui uma frota veicular 9,8 vezes maior que a nossa. E a principal causa dos acidentes é a imprudência do condutor, aliada ao excesso de velocidade, uso de celular enquanto dirige e avanço do sinal vermelho”, ressaltou a chefe da Seção de Educação no Trânsito, Dalci Borges.

Com a fiscalização eletrônica, que visa coibir esses comportamentos, Uberaba deve reduzir significativamente o número de atropelamentos e acidentes na interseção semafórica, o número de veículos que desrespeita a sinalização, o número de acidentes em pontos de grande incidência, bem como flagrar infrações de parada sobre a faixa de pedestres, avanço de sinal e uso/manuseio do celular ao volante, destacou o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes.

O período de conscientização e informação da população será durante todo o mês de junho, mês em que também serão realizados os testes. “As placas de sinalização já foram colocadas no começo de junho, e durante a segunda quinzena do mês vamos realizar o treinamento dos agentes e definir o formato de trabalho do videomonitoramento, com campanha educativa de conscientização durante todo o mês, para, em 1º de julho, operarmos o sistema de forma bastante íntegra e transparente”, explicou o secretário.