ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
19/02/2025
Foto: Divulgação
Mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Décio Moreira, no bairro Elza Amui, serão homenageadas em exposição fotográfica e textual em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A mostra "Mulheres Especialmente Comuns" será aberta no dia 11 de março, no Praça Uberaba Shopping. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.
A exposição homenageará 12 integrantes do Grupo de Mulheres do Cras Décio Moreira, criado em 2022 pela então psicóloga da unidade, Patrícia Costa. Com o objetivo de fortalecer a autoestima e autonomia das participantes, o grupo reúne mulheres da região em encontros semanais, no Cras. Atualmente, as rodas de conversa são conduzidas pela psicóloga Larissa Cabral.
No último fim de semana, as 12 mulheres participaram da sessão fotográfica que dará origem à exposição. Voluntários da mostra "Mulheres Especialmente Comuns" cederam as fotos, o estúdio e os serviços de cabelo e maquiagem.
"Hoje está sendo um dia incrível, maravilhoso, algo que nunca vivi nesses 18 anos. É a primeira vez que entro em um estúdio fotográfico e que sou fotografada. Isso será uma oportunidade para que mais pessoas conheçam nossa história", relatou Késsia da Silva, de 18 anos. A jovem faz parte do Grupo de Mulheres há dois anos. "O projeto veio para fazer parte da minha vida."
Conforme a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Camila Pereira, a proposta da exposição é dar visibilidade a mulheres comuns, com trajetórias extraordinárias. Além das fotos, a exposição retratará, em textos, as vivências e superações das participantes.
"A ação busca destacar a diversidade de mulheres em diferentes contextos sociais, culturais e econômicos, utilizando a fotografia e a narrativa escrita para criar um espaço de empoderamento e reflexão sobre os desafios e conquistas femininas", afirmou Camila Pereira.
Geisa da Costa, de 49 anos, contou que foi maquiada pela última vez no dia do casamento dela, há anos. "Quando recebi o convite para fazer parte da exposição, fiquei preocupada como seria. Não sabia que era uma sessão de fotos. Me senti especial por ter sido escolhida e por estar aqui", disse.
A dona de casa começou a frequentar o grupo por indicação da mãe e logo se sentiu acolhida. "A gente precisa ajudar umas às outras, para que todas sejam mais felizes", finalizou.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000