12/08/2022

Exame confirma primeiro caso positivo de varíola dos macacos em Uberaba

Foto: Freepik

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi comunicada nesta sexta-feira (12) sobre a confirmação do primeiro caso positivo de varíola dos macacos em paciente da cidade. Trata-se de um homem de 35 anos de idade, que recebeu orientações de equipe da Saúde quanto ao isolamento domiciliar e deve se manter em quarentena até o controle total da infecção. A notificação da suspeita envolvendo o paciente se deu no dia 4 de agosto.

Na segunda-feira (8), a informação era de que deu negativo o primeiro exame laboratorial que analisa amostras clínicas dos dois primeiros casos suspeitos de varíola dos macacos notificados pela Saúde de Uberaba. São casos notificados em 30/07 e 1º/08. De acordo com informação da Pasta, a investigação da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, continua buscando aprofundar o diagnóstico. Um paciente aguarda resultado de exames em quarentena.

Nesta sexta-feira (12), aconteceu a primeira de duas capacitações sobre varíola dos macacos, agendadas pela SMS para toda a rede municipal de saúde, incluindo prestadores privados. Outra capacitação, desta vez presencial, vai acontecer no dia 19/08, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, às 13h, com treinamento sobre a coleta de material, bem como orientações sobre os cuidados necessários aos profissionais de saúde.

As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Os casos suspeitos são comunicados imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.