WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

30/11/2022

Enviado dossiê Aspirante Geoparque Uberaba ao Ministério das Relações Exteriores

Foto: Arquivo

As instituições de governança do Projeto Geoparque Uberaba-Terra de Gigantes – Prefeitura de Uberaba, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – enviaram nesta terça-feira (29) o dossiê do projeto à aspirante para o Ministério das Relações Exteriores em busca da chancela da Unesco. 

 

Em junho, as quatro instituições de governança do projeto "Terra de Gigantes" assinaram uma carta de intenções para ser enviada à Unesco pelo Ministério das Relações Exteriores. A partir de agora, o projeto será elevado à categoria de aspirante a geoparque mundial, passando a integrar uma seleta lista de territórios a serem chancelados pelo órgão como áreas especiais do planeta.

 

Segundo a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, a candidatura foi oficializada e Uberaba é, agora, aspirante, com previsão de recebimento da missão de avaliação no próximo ano. “Vamos juntos na construção de uma nova história para o turismo”, disse.

 

O projeto Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes iniciou-se há 12 anos e está apoiado em três atributos de representatividade internacional: a terra dos dinossauros no Brasil (Peirópolis), a capital mundial do Zebu e o local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, Uberaba está no processo para se tornar o primeiro território com relevância internacional em Minas Gerais. “Com isso, alavancaremos o turismo e o desenvolvimento econômico da nossa cidade. O dossiê enviado contém todas as ações desenvolvidas, com vistas à inserção da cidade como geoparque mundial. Estamos nos preparando para a visita da Unesco no ano que vem”, finalizou.

OUTRAS NOTÍCIAS