20/06/2022

Elisa reúne-se com governo federal para viabilização da implantação do gasoduto em Uberaba

Foto: Divulgação

O Governo Municipal, representado pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou de reunião virtual, nesta segunda-feira (20), com representantes do Ministério de Minas e Energia e Secretaria de Governo da Presidência da República, para tratar das diretrizes de implantação do gasoduto na área do Distrito Industrial III, para a identificação de potenciais empreendimentos.

Elisa afirmou que foi uma reunião para afinar as tratativas sobre a política nacional da viabilidade do gás natural, o gasoduto, em Uberaba, ou vindo de Paulínia ou São Carlos até o Distrito Federal, trazendo desenvolvimento para esse eixo do Brasil Central. “O governo federal está com o Governo Municipal na prospecção de investidores e sinalizou positivamente quanto à liberação da passagem do duto, a faixa já existente da Petrobras, que passa por Uberaba.”

A equipe do Ministério de Minas e Energia atualizou o valor de investimento do gasoduto de São Carlos para Brasília, sendo cerca de 7,7 bilhões de reais, de acordo com estudo de viabilidade realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Ainda de acordo com a chefe do Executivo, na reunião virtual foi relatada também a possibilidade de um novo modal, o rodoferroviário, como alternativa de transporte, conforme o Marco Regulatório do Gás, que é a política nacional de incentivo ao gasoduto.

Para o diretor do Departamento de Gás Natural, Rafael Bastos da Silva, há políticas que tornam a viabilidade do gasoduto possível e competitivo no cenário nacional.

Será agendada uma reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, para evoluir nas tratativas e viabilidade econômica do projeto.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete, Caio Presotto; a chefe adjunta de Gabinete, Celi Camargo; a assessora especial de Captação e Parcerias, Érika Cristina da Cunha, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos.

Da parte do Ministério de Minas e Energia participaram o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Rafael Bastos da Silva; o diretor do Departamento de Gás Natural, Aldo Barroso Cores Junior, e o assessor técnico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Marco Antônio Barbosa Fidélis. Da Secretaria de Governo participou a diretora do Departamento de Gestão Intergovernamental da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Daiane Cristina Gastaldi Feitoza.