12/08/2022

Elisa inaugura escola municipal no Rio de Janeiro

A mais nova escola municipal de Uberaba, Dr. Aluízio Rosa Prata, foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira, 12, em solenidade com a presença da comunidade escolar do Residencial Rio de Janeiro e bairros da região.

“É sempre muito importante investir na educação! Entregar espaços adequados para as atividades escolares é um compromisso do nosso governo, porque sabemos que essas ações são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem”, disse a prefeita Elisa Araújo, após descerrar a placa inaugural.

Ao seu lado estavam os secretários de Educação, Sidnéia Zafalon, e de Serviços Urbanos e Obras, Anderson Passos; a vice-diretora da escola, Keila Beatriz Oliveira, e os vereadores Luciene Fachinelli, Marcos Jammal e professor Wander, e familiares do homenageado.

Elisa também anunciou que muito em breve será publicado edital de licitação para a construção do Cemei do Rio de Janeiro, ao lado da escola. "É um grande desafio ser a primeira prefeita eleita, mas é muito prazeroso também poder servir a comunidade e trazer conquistas como essa escola", disse.

A obra foi executada pela Construtora Toubes Ltda., com recursos da ordem de R$ 3,8 milhões do Município. O prédio da E.M. Dr. Aluízio Rosa Prata é formado por oito blocos distintos, com 12 salas de aula, administrativo, biblioteca, auditório, laboratórios, cozinha, pátio coberto, sanitários, vestiários, entre outros espaços.

Já em pleno funcionamento desde o início do segundo semestre letivo, semana passada, a Unidade de Ensino já tem mais de 320 alunos matriculados. “Hoje é dia de festa: nasce mais uma escola. Agradeço à comunidade, que nos recebeu com muito carinho. Estamos aqui para educar, formar e fazer de seus filhos, cidadãos melhores. Agradeço também à Semed que nos estendeu a mão e deu todo apoio”, afirmou a diretora.

O também médico João Antônio Prata, irmão do homenageado, afirmou ser muito justa a honraria e agradeceu, sensibilizado, ao Governo. "A escola leva o nome de um grande uberabense. Um médico exemplar, pesquisador, professor e pai de família."

“Essa escola é para vocês, para que cresçam cidadãos de bem e tenham um futuro”, disse Sidnéia Zafalon aos alunos. Ela também agradeceu à prefeita, "seu nome é trabalho".

Vice-presidente da Câmara, o vereador Marcos Jammal disse que a viabilização do Cemei tem duas mães: "A prefeita e a Sidnéia".

Hoje, a rede municipal tem cerca de 28 mil alunos matriculados nas 76 unidades de ensino, entre escolas e Cemeis.

Atualmente na Educação, são 36 obras, entre reformas, ações de manutenção e construções, além de ordens de serviço para assinar e licitações em andamento. Deste total, 16 obras estão rodando, ou seja, referem-se à construção de novos Cemeis, áreas de recreação, quadras, entre outras intervenções.