ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
22/09/2023
Foto: Divulgação
O Governo de Minas e a Associação de Indústrias Sucroenergéticas de Minas (Siamig) anunciaram, nesta sexta-feira (22), a atração de R$11,3 bilhões para o setor de biocombustíveis e açúcar. A expectativa é que o conjunto de investimentos possibilite a criação de 1,6 mil empregos diretos, principalmente na região do Triângulo Mineiro.
A previsão é que o montante, viabilizado por 12 empresas do setor, possibilite no Estado a construção de um terminal rodoferroviário, a renovação de canavial, modernização da irrigação, automação, produção de bioenergia e reforma e expansão das plantas industriais.
O anúncio foi feito na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, na ocasião, Uberaba, líder no ranking de produção de cana no Brasil, com 7,97 toneladas/ano, foi representada pela prefeita Elisa Araújo. “O setor sucroenergético busca cada vez mais a sustentabilidade, produzindo energia. Produz, na atualidade, em torno de 5% da energia total consumida pelos mineiros. Nossa Minas Gerais é um dos maiores polos de produção de açúcar e de energia limpa, com 36 usinas instaladas aqui”, pontuou a chefe do Executivo, sobre a importância dos recursos.
Em diálogo com o governador Romeu Zema, a prefeita Elisa Araújo sugeriu uma alternativa para a redução das emissões de carbono no meio ambiente. “Tratamos com o governador sobre a priorização do uso do etanol nos veículos tanto do estado, quanto dos municípios”.
O evento encerrou após a apresentação do “carro mais sustentável do mundo”, que pertence à Siamig. O veículo - que é elétrico, mas também funciona à base de etanol - contribui para redução de emissão de gases e, consequentemente, preservação ambiental.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000