23/06/2022

Educação reúne secretários escolares e auxiliares de secretaria para discutir censo 2022

Foto: Divulgação

Principal pesquisa estatística da Educação Básica no País, o Censo Escolar 2022 foi tema de reunião nesta quarta-feira (22), com a participação de secretários escolares, auxiliares de secretaria e inspetores educacionais que atuam nas unidades de ensino da rede municipal.

O evento, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura, foi promovido pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) e contou com a participação de mais de 70 profissionais.

Os dados para a pesquisa já podem ser inseridos no Sistema Educacenso desde o final de maio, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As orientações sobre o Censo Escolar 2022 constam da Portaria nº 89, de 23 de março de 2022, publicada no Diário Oficial da União.

Dados sobre a 2ª Etapa do Censo Escolar 2021 apontaram para taxas de rendimento favoráveis entre os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: 97,8% foram aprovados, enquanto 2,0% reprovaram e 0,2% abandonaram a escola.

Em relação aos alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal, o índice de aprovação é de 96,6%, chega a 3,1% em se tratando de reprovação, e a 0,3% quanto ao abandono.

Em 2021, 18.096 alunos estavam matriculados nas escolas municipais que ofertam Ensino Fundamental.

Secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon destacou que o Censo é uma ferramenta de levantamentos de dados que fornece um mapeamento estratégico da Educação Básica.

“É uma imagem da situação das escolas, fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a Educação”, complementou a titular da Semed, ressaltando o importante papel dos secretários e auxiliares de secretaria no preenchimento desses dados.

Papel - “A Secretaria Escolar é como se fosse o coração da escola”, afirmou Sidnéia ao grupo reunido no anfiteatro. A pauta do dia também tratou do Protocolo de Vagas da Semed, apresentado pelos técnicos da Pasta.

A analista em gestão pública da Secretaria, Maria de Fátima Fortes, avaliou que o objetivo do encontro foi alcançado com sucesso, uma vez que houve grande envolvimento dos participantes, que receberam a missão de serem multiplicadores das orientações.