WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

28/11/2024

Dezembro Vermelho: Uberaba promove mês de conscientização sobre HIV e outras ISTs

A imagem mostra uma pessoa usando um jaleco branco e um estetoscópio, segurando uma fita vermelha, símbolo de conscientização e apoio ao HIV/AIDS.

Foto: Freepik

O Dia Mundial da Luta contra a Aids é celebrado em 1º de dezembro. Em alusão a data, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promoverá uma série de ações ao longo do mês. 

 

A primeira delas está agendada para o dia 1º de dezembro, a partir das 13h, na praça da Mogiana, que recebe, nesta mesma data, a Parada LGBT+. A equipe do CTA estará no local com material orientativo, distribuição de preservativos e lubrificantes. 

 

No dia 2, haverá ciclo de palestras no Senac Uberaba, com o tema “Semana de Luta contra a Aids - Dezembro Vermelho”, das 8h às 16h30. 

 

Ação de testagem rápida para HIV será na praça Rui Barbosa, no dia 3 de dezembro, a partir das 13h. Unidades Básicas de Saúde oferecem o projeto sala de espera com palestra sobre o tema, dia 4. 

 

O Projeto Câmara em Ação recebe a equipe do CTA, no dia 6, da 9h às 16h, na Praça Rui Barbosa, 250 - Centro. Testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos estão entre as ações programadas. 

 

“Falar sobre Aids sempre é importante, visto que a gente tem continuadamente transmissão da doença, principalmente entre os jovens. Então, o Dezembro Vermelho é para chamar a atenção para a importância da prevenção, tratamento e profilaxia, mas é uma pauta que deve ser tratada cotidianamente, dada a sua importância”, destaca o médico infectologista, Vitor Guilherme Maluf Curi.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Dezembro Vermelho é uma campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV e outras ISTs. 

 

A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, como forma de gerar mobilização nacional, constituindo-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

 

O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS, ofertados nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento.

 

Secretaria Especial de Comunicação 

OUTRAS NOTÍCIAS

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG

Telefone: (34) 3318-2000

Atendimento ao Público: Das 12h às 18h