01/09/2022

Desenvolvimento Social segue com ações de enfrentamento da violência doméstica

Foto: Divulgação

Rodas de conversa, salas de espera temática, discussões técnicas e capacitação marcaram a campanha de combate à violência doméstica, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em alusão ao “Agosto Lilás”. Algumas ações ainda seguem neste mês.

Nesta sexta-feira (2), está marcada mais uma roda de conversa sobre violência doméstica nas relações familiares com mulheres da varrição social. O encontro com voluntárias do programa da Prefeitura "Uberaba Limpa Todo Dia" será no bairro Morumbi.

Durante o mês de agosto, a discussão chegou às varredoras sociais que atuam nos bairros Abadia, Jardim Triângulo, Fabrício e Residencial 2000. A equipe psicossocial do Centro Integrado da Mulher (CIM), unidade vinculada à Seds, à frente das ações, também esteve nas comunidades rurais da Capelinha do Barreiro e da Baixa para levar informações sobre o tema.

“O objetivo desses encontros é conscientizar as mulheres sobre os diversos tipos de violência doméstica - tanto física, psicológica, sexual, patrimonial quanto moral -, a forma de denunciar e os serviços oferecidos pela rede. Elas precisam saber que não estão sozinhas e têm onde buscar ajuda”, pontuou a gerente do CIM, Juciara Moura.

Também continuará em setembro a capacitação de agentes comunitários para o combate à violência doméstica. O público-alvo são os que atuam nas nove Unidades Matriciais de Saúde de Uberaba - três delas já foram percorridas.

“O agente comunitário está dia a dia na casa das pessoas, durante a visita domiciliar. De posse de informações corretas, esse profissional pode ser uma extensão do nosso trabalho e identificar e orientar possíveis vítimas", acrescentou Juciara.

A programação do "Agosto Lilás", campanha realizada em todo o país em referência à sanção da Lei Maria da Penha, também reuniu os profissionais da rede de proteção à mulher de Uberaba em discussões técnicas para fortalecimento dos serviços.

Ainda em agosto, a Prefeitura lançou vale-transporte gratuito para as vítimas de violência doméstica em vulnerabilidade econômica. A proposta é assegurar o acesso delas aos diversos serviços oferecidos pela rede, contribuindo para o rompimento do ciclo de agressão.

CIM. Localizado no mesmo prédio da Delegacia de Orientação e Proteção à Família, na Rua Luiz Próspero, 242, Parque das Américas, o CIM oferece à vítima atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é (34) 3312-9161.