13/03/2024

Cuidando do seu Bairro contra a dengue chega ao Isabel do Nascimento e Rio de Janeiro

Foto: Arquivo

Ação conjunta entre as secretarias municipais, que atuam diretamente na prestação de serviços públicos urbanos de manutenção e conservação, por meio do programa Cuidando do seu Bairro contra a dengue, estará no próximo sábado (16) no Isabel do Nascimento e Rio de Janeiro.

Os bairros vão receber mutirão de controle da dengue, com equipes de tratamento focal nos imóveis positivos, bloqueio costal, cata-treco e fumacê.

O programa Cuidando do seu Bairro contra a dengue tem a união de esforços das Secretarias de Governo (Segov), de Comunicação (Secom), de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), de Defesa Social (SDS) e de Saúde (SMS), além da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba (CMU). A empresa Carlão Materiais de Construção também é parceira da força-tarefa.

Em fevereiro, quando a força-tarefa contemplou o Residencial 2000 – primeiro bairro a receber a ação –, a Codau recolheu 300 toneladas de resíduos volumosos, já no Parque dos Girassóis 1, 2, 3 e 4, e Copacabana, foram recolhidas outras 900 toneladas. Na região da Vila Olímpica foram retiradas 45 toneladas de entulhos, a maioria de restos de materiais de construção, terra e massa verde. O caminhão Cata-treco recolheu 870 quilos de galhos secos de árvores, móveis e eletrodomésticos velhos.

Já o mutirão de combate à dengue da Zoonoses recolheu, em 2024, um volume de 49.720 kg de materiais que podem acumular água.

O cidadão pode ser um parceiro do Poder Público contra a dengue denunciando o descarte irregular, acionando o Cidade Ativa pelo telefone 0800 940 0101.