16/05/2023

Convênio já atendeu mais de 1.500 animais em um ano

Foto: Freepik

Desde que entrou em vigor, em abril de 2022, até março deste ano, mais de 1.500 animais, entre cães e gatos, foram atendidos por meio do convênio firmado entre a Prefeitura e o Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube), para atendimento gratuito.

Os números foram apresentados na semana passada ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Compda), em reunião com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e profissionais da Uniube. Ao todo, foram atendidos 1.595 animais no período, sendo 127 encaminhados pela Superintendência; 1.420 procedentes de tutores; 21, do Corpo de Bombeiros e 29, do Departamento de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

De abril de 2022 a março deste ano, foram registrados 3.078 atendimentos por meio do convênio. O valor do contrato foi de mais de R$ 1,6 milhão, renovado por mais um ano a partir de abril último.

Além do balanço nos atendimentos, a equipe do HVU apresentou as instalações e serviços ofertados. Os conselheiros e os técnicos da Semam foram recebidos pelo gerente clínico da unidade hospitalar, Cláudio Yudi e pelo diretor de Serviços em Saúde da Uniube, Iraci Neto e sua equipe.

A presidente do Compda, Rita de Cássia Andrade, disse que a visita foi solicitada levando em consideração que o convênio entre a Prefeitura e o HVU para atendimento gratuito de animais completou um ano e o local passou por diversas adaptações e reformas para atender melhor à demanda crescente de saúde animal.

“A principal política pública que essa gestão concretizou foi a criação da Superintendência do Bem-Estar Animal e a avaliação que o Conselho tem desse órgão é positiva, tendo em vista que nada disso existia. Percebemos que eles têm se esforçado bastante para atender à demanda que estava reprimida desde sempre. Existe, hoje, um interesse do Município em dar continuidade a esse atendimento que a população não tinha", disse Rita.

Durante a reunião, o Conselho reiterou a necessidade do controle populacional de cães e gatos, ampliando o número de castrações patrocinadas pelo Poder Público. O superintendente Alberto de Faria Pereira informou que já estão programados mais quatro mutirões a serem realizados até o final deste ano, sendo os próximos a partir de junho, sendo um em Ponte Alta e outro no bairro Beija-Flor II, de Uberaba.

Estiveram presentes à reunião além da presidente e do superintendente, os conselheiros Selma Aparecida de Bessa, Guilherme Caetano Garcia, Cleibiane Evangelista Franco Borges e Danielle Francisco de Souza, o secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira e a chefe da Seção de Educação Ambiental da Semam, Victória Caroline das Virtudes.