06/06/2023

Com foco na chancela da Unesco, Geoparque Uberaba é divulgado para taxistas

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (6), o Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes foi apresentado para taxistas da cidade, com o intuito de ampliar a rede de divulgação do projeto. O evento foi realizado na sede da Coopertáxi e contou com a participação dos motoristas da cooperativa.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação do Geoparque e representante da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Gyzah Amui B. Pereira, fez uma apresentação dinâmica do que é um geoparque. Ela também apresentou as características do Aspirante Geoparque de Uberaba e reforçou a importância de levar esse conhecimento não só para os taxistas, mas para os turistas e toda a população uberabense.

“A ação com os taxistas foi muito importante, pois o primeiro contato que o turista tem é com eles. Os turistas perguntam e o motorista acaba sendo quase um guia turístico da cidade. Desta forma, quando os taxistas têm conhecimento sobre Uberaba, eles podem repassar isso tanto para os turistas quanto para os moradores”, explicou Gyzah.

A coordenadora de Comunicação ainda pontuou que a iniciativa visou proporcionar conectividade entre o geoparque e os taxistas, gerando sensação de pertencimento, além de capacitá-los para receber bem o turista. Também houve um espaço para perguntas e, por fim, os participantes receberam mapas turísticos de Uberaba, Peirópolis e um encarte sobre o que é o Geoparque.

Diversas ações de apresentação do Geoparque estão sendo realizadas, visando atingir desde crianças e adolescentes até adultos. Vale lembrar que, em julho, Uberaba receberá a comitiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e a expectativa é que o Geoparque seja chancelado.

Se a chancela for recebida, a cidade irá ganhar visibilidade internacional, o que irá impactar diretamente no turismo e no desenvolvimento econômico, social e cultural de Uberaba.

As instituições consignatárias do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes são a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

A ação desta terça-feira contou com o apoio dos representantes da Coopertáxi, Ivan Tavares Borges; Paulo José Ciolin e Vander Guimarães.

Mais informações sobre o Geoparque Uberaba, assim como os mapas da cidade, estão disponíveis no site: https://www.geoparqueuberaba.com.br/geoparqueUberaba.php