01/06/2023

Atividades da Semana do Meio Ambiente começam nesta sexta

Começam nesta sexta-feira (2), as atividades de Educação Ambiental alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Durante todo o mês de junho serão abordados diferentes temas com estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

A programação foi organizada e coordenada pela Seção de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) em parceria com as Pastas da Educação e Defesa Social, Fundação de Esporte e Lazer (Funel), Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), Hospital Veterinário da Uniube (HVU) e Ourofino Agrociência.

Alunos da Escola Municipal João Alvarenga (Conquista-MG) vão visitar o Parque Municipal Mata do Ipê nesta sexta-feira (2). Os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades práticas de observação, com lupa, a briófitas, liquens e minhocas. Serão abordados assuntos relacionados ao ecossistema, árvores, meio ambiente natural e meio ambiente antropizado (modificado pelo homem).

Na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 8h, a equipe da Semam vai realizar uma Trilha Ecológica Urbana com os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, no Uberaba I. A atividade será com jovens que fazem parte de um projeto conduzido pelo superintendente de Políticas da Juventude, Alan Damas, que estará junto com a equipe da Semam.

A caminhada tem início na Praça Parque das Cidades, em frente ao Praça Shopping Uberaba, seguindo pelo Parque Linear João Gilberto Ripposati até a Praça Netinho Guaritá – Mirante Uberaba, finalizando no Parque das Barrigudas. Durante o trajeto serão abordados temas de relevância socioambiental, como mata ciliar, descartes irregulares, abastecimento de água e uso racional dos recursos hídricos, arborização urbana, entre outros.

Para realizar a Trilha, a Semam contará com a participação da Guarda Municipal e de Agentes de Trânsito, o que garantirá a segurança de todos.

Ainda no dia 5, de acordo com a chefe da Seção de Educação Ambiental da Semam, Victória Caroline das Virtudes, a partir das 13h30, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental da Codau, na Univerdecidade, os alunos da E.M. Norma Sueli Borges (Cidade Ozanan) participarão de atividades sobre descarte irregular de resíduos, conhecendo inclusive o Centro de Logística Reversa e o Projeto Óleo com Bons Olhos, ambos da Codau.

Ela explicou que a escola está localizada na região da cabeceira da pista do Aeroporto Mário de Almeida Franco, onde existem bota-foras com acúmulo de lixo, que atrai animais e aves que acabam colocando em risco as aeronaves e as imediações. “Desse modo, queremos fazer dos alunos multiplicadores, parceiros no combate a esse tipo de descarte irregular. Por outro lado, com as ações de educação ambiental estaremos atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual do Meio Ambiente”, concluiu.