ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
23/03/2023
Foto: Arquivo
Projeto de lei da Prefeitura de Uberaba, que institui o desembarque seguro no transporte coletivo público à noite, foi aprovado pela Câmara, por unanimidade, na noite de quarta-feira (22).
O projeto garante ao passageiro - com exceção dos usuários do BRT Vetor - o direito de descer fora da parada regular, das 21h às 5h, desde que o local indicado por ele esteja no itinerário da linha de ônibus e haja condições de segurança para a parada do veículo. A proposta beneficiará todo usuário, independentemente do gênero ou condição.
Durante a sessão plenária, o secretário adjunto de Defesa Social, Claudinei Nunes, esclareceu aos parlamentares que as concessionárias do transporte coletivo foram consultadas previamente e estão de acordo com a iniciativa. Também assegurou que a medida não gera impacto no custo operacional das empresas.
"Há uma baixa demanda nesse período de passageiros. Nós temos estudantes, pessoal que sai do hospital, de lanchonetes, e nós estamos atendendo justamente essas pessoas. E as mulheres são maioria entre os usuários do transporte coletivo", afirmou.
Coordenadora de Políticas para Mulheres, Anna Maia também esteve presente no plenário e reforçou que, pelo princípio da isonomia, a iniciativa vale para todos. No entanto, destacou que as mulheres integram o grupo de passageiros mais vulneráveis. "Transporte noturno, no que eu escuto no dia a dia das mulheres, simboliza medo. Então são milhares de mulheres vão voltar para suas casas em segurança", disse.
Agora, o projeto de lei segue para ser publicado no Porta-Voz e entrar em vigor. A proposta também atende à solicitação dos vereadores Denise Max, Ismar Marão, Luizinho Kanecão e Rochelle Gutierrez.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000