13/03/2024

Amvale e Convale fazem assembleia de prestação de contas

Foto: Lílian Veronezi - PMU

Foram realizadas na manhã desta terça-feira, 12, as assembleias extraordinárias da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), no gabinete da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

Na assembleia, foram aprovadas, por aclamação, as prestações de contas das duas instituições, referentes ao exercício de 2023, cujo detalhamento foi feito pela secretária executiva Vanessa Silva Faria, com explanação técnica do setor de contabilidade.

“Foi demonstrada aqui, de forma muito transparente, a saúde financeira equilibrada da entidade, resultado do trabalho do meu antecessor, prefeito de Sacramento, Wesley De Santi, o ‘Baguá’, que pude dar continuidade”, disse a presidente da Amvale, Elisa Araújo.

As assembleias também aprovaram, de forma unânime, a filiação do município de Frutal junto à Amvale e ao Convale. Para Elisa Araújo, a adesão fortalece a atuação regional.

“Tanto a Associação quanto o Consórcio estão altamente preparados para receber e dar boas-vindas a novas filiações de municípios”, destacou a prefeita. Ela também avaliou as assembleias como “muito harmoniosas”, onde os prefeitos colocaram suas necessidades e tiveram a oportunidade de falar com a Secretaria de Infraestrutura do Estado para formular algumas demandas da região.

A Amvale, que também tem investido nas capacitações e treinamentos dos servidores dos municípios associados, apresentou a programação dos cursos a serem realizados neste primeiro semestre de 2024, e também em pautas políticas do interesse de todos os municípios, para desenvolvimento da região.

Quanto ao Consórcio, destaque para a atuação do Sim-Convale (Serviço de Inspeção Municipal). A unidade informa que dia 1º de maio será o prazo final para cadastramento daqueles que atuam no processamento e industrialização de produtos de origem animal.

Para o mês de abril, o consórcio fará castração de animais em municípios da região, além de vários serviços licitados pelo Consórcio que estão à disposição dos municípios para utilização, como fornecimento de massa asfáltica, grama, serviços de paisagismo, obras viárias, capina elétrica, disposição final de resíduos sólidos, tinta de demarcação viária, serviços de operação de tapa-buraco, fornecimento de areia, brita, regularização fundiária, locação de equipamentos, máquinas, etc.

A prefeita Elisa Araújo convidou os prefeitos para estarem em Uberaba, no próximo dia 27, para acompanharem o anúncio da chancela, pela Unesco, do Aspirante Geoparque. “A chancela vai garantir para a região a visibilidade internacional que a gente merece por características geológicas que são únicas e proporcionar o desenvolvimento econômico por meio do turismo”.

Assessoria de Comunicação – Amvale e Convale