WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

09/08/2022

Agronegócio oferece melhoramento genético para pequenos pecuaristas

Foto: Freepik

Em cinco meses, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) já beneficiou 35 pequenos produtores com o melhoramento genético de bovinos. O índice de prenhez dos animais supera 40%.

 

O benefício da inseminação artificial em tempo fixo do rebanho bovino, que segue um rígido protocolo, é oferecido no município pelo Programa Mais Pecuária Brasil, uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares (Conafer) e a Prefeitura de Uberaba.

 

De março, quando o programa iniciou, até agora, segundo dados da Sagri, foram cadastrados 35 pequenos pecuaristas e avaliados 522 animais. Desse rebanho, 321 reses foram protocoladas, sendo que das 114 inseminadas, 48 tiveram prenhezes confirmadas, o que perfaz um aproveitamento de 42%.

 

O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, enfatizou que o índice é bem satisfatório.  “Percentual, no entanto, que deve melhorar com a adequação de medidas exigidas pelo programa.” Salientou ainda, que o grande benefício é o melhoramento genético do rebanho, que agrega valores às produções de leite e corte e que sai a custo zero para o pequeno produtor. Um cálculo feito por profissionais da área, detalhou o secretário, prevê custo logístico de mais de R$1.600,00 por produtor, incluindo viagens, consulta e manejo e mais R$96,00 de insumos por animal. “Tudo isso bancado pela parceria Conafer/Sagri”, frisou. Agnaldo ressaltou também a procedência dos sêmens utilizados pelo programa, por meio da Alta Brasil, referência mundial nesta tecnologia.

 

O titular da Sagri informou que o programa segue com espaço para cadastramento de novos produtores, bastando que entrem em contato com técnicos da Pasta. “Afinal, o contrato do programa é para quatro anos, sendo que a capacidade é de 600 prenhezes/ano.”

 

O produtor interessado em participar do programa Mais Pecuária Brasil precisa atender pré-requisitos mínimos como: alimentação adequada para o rebanho, estrutura do curral com tronco e bom escore corporal dos animais.

OUTRAS NOTÍCIAS