03/07/2024

Abordagem Social amplia horário para atender pessoas em situação de rua durante o inverno

Foto: Arquivo

O trabalho da equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), que atua no atendimento da população em situação de rua, foi ampliado para funcionar por 24 horas, durante os dias mais frios do ano.

As demandas solicitadas e encaminhadas por qualquer cidadão ou serviço público devem ser feitas pelo telefone (34) 99667-4451, por ligação ou mensagem. Os acionamentos entram no radar de assistentes sociais ou psicólogos que compõem a equipe da Abordagem Social.

O assistente social da Seds, Cacildo Neto, explicou que os profissionais encontram nas pessoas em situação de rua diferentes histórias e fatores que provocaram a atual forma de vida destes cidadãos. Dessa maneira, é preciso trabalhar com uma equipe multidisciplinar para efetivar as políticas públicas.

“Temos o conhecimento de que, majoritariamente, nossa população em situação de rua também é usuária de substâncias psicoativas (drogas ou álcool) e, com isso, fazemos um trabalho conjunto, tanto da Abordagem Social quanto das equipes de saúde, com o Consultório na Rua, para direcionar o atendimento em saúde para essas pessoas”, esclareceu.

Ainda de acordo com Cacildo, no primeiro semestre, foram mais de 2.000 atendimentos da Abordagem Social, seja com o trabalho direcionado ou encaminhamentos para os diferentes serviços da rede socioassistencial. Além do Consultório na Rua, a equipe mantém o contato com o Caps AD, a fim de proporcionar o atendimento especializado para o tratamento de saúde para os usuários.

“Temos um amplo serviço de atendimento às pessoas em situação de rua, que podem contar com 5 casas de acolhimento, com 211 vagas disponibilizadas, como também oferecemos a opção de irem para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop”, concluiu.