EMPREENDEDOR..

Fumacê inicia atividades segunda-feira em Uberaba

29/02/2024 00:00:00

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via Departamento de Endemias e Zoonoses, inicia na próxima semana mais uma ação de enfrentamento do Aedes aegypti.

Além da atuação dos agentes na educação em saúde, bloqueio costal, pontos estratégicos, mutirões e visita nas residências, o Município inicia, na próxima segunda-feira (4), cronograma de combate à dengue com três veículos caminhonetes fumacê.

Os veículos, equipamentos e insumos foram destinados ao Município após pedido do Governo Municipal junto à Secretaria de Estado de Saúde. “Estamos reforçando o combate à dengue com o fumacê em nosso Município e entendemos que devemos estar em todas as frentes, principalmente, evitando a proliferação do mosquito Aedes”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.

A previsão é de que a pulverização móvel percorra os bairros com maior incidência do mosquito, de acordo com o levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em dois períodos do dia.

A orientação da SMS é de que a população abra portas e janelas durante a passagem do veículo com a pulverização do inseticida. O fumacê combate o mosquito em sua fase adulta, sendo importante ressaltar que a colaboração da população no combate aos criadouros é fundamental para que a medida tenha eficácia. A eliminação de recipientes que podem acumular água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas, é essencial para interromper o ciclo de reprodução do mosquito.

O Município também realiza processo licitatório próprio para contratação de veículo e insumo para o combate às arboviroses.

Confira abaixo a programação de 4 a 8 de março:

5h às 7h
Rio de Janeiro, Manoel Mendes, Filinha Mendes, Volta Grande, Uberaba 1, Vila Planalto, Anatê, Parque dos Buritis, Leblon, Copacabana, Ilha Bela, Valim de Melo 1, Chica Ferreira, São Benedito, Boa Vista, Centro, Tutunas, Vila Celeste, Costa Teles, Gameleiras e Cidade Jardim.

17h às 22h
Parque das Américas, Jardim Espírito Santo, Fabrício, Jardim Maracanã, Jardim Alvorada, Recreio dos Bandeirantes, Terra Nova, Jardim Maracanã, Pacaembu, Morumbi, Beija-Flor 2, Parque dos Girassóis 1 e 2, Jardim Marajó, Estados Unidos, Guanabara, São Benedito, Nossa Senhora de Lourdes, Elza Amui, Jardim Primavera, Alfredo Freire 1 e 2, Residencial 2000, Cidade Nova, Olinda e Parque São Geraldo.

Secretaria Especial de Comunicação