EMPREENDEDOR..

Mutirão contra a dengue no Rio de Janeiro e região recolhe 21 caminhões de resíduos

18/03/2024 00:00:00

A força-tarefa contra a dengue realizada neste sábado (16) pela Prefeitura de Uberaba e Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) recolheu o equivalente a 21 caminhões cheios de materiais inservíveis nos residenciais Rio de Janeiro, Isabel do Nascimento e Antônio Caiado.

O montante corresponde a mais de 168 toneladas de produtos como restos de materiais de construção, massa verde e entulhos em geral. Também foram recolhidas 2,2 toneladas de móveis, eletrodomésticos inservíveis e galhos secos de árvores, por meio do serviço de Cata-Treco da Codau.

O mutirão mobilizou mais de 60 agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fizeram visitas domiciliares e distribuíram panfletos orientativos. Caminhonete com fumacê e bomba-costal também foram utilizadas na ação. A força-tarefa continua nos bairros nesta semana.

Esse é o quarto mutirão de combate às arboviroses neste ano, desde o início das forças-tarefas, em fevereiro. Os mutirões já passaram pelas regiões do Residencial 2000, Parque dos Girassóis e Vila Olímpica. A Câmara de Uberaba é parceira da ação.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acompanhou a força-tarefa desse sábado. “Em fevereiro, foram retirados o equivalente a mais de 500 caminhões de resíduos do Município por meio dos mutirões e das atividades periódicas, evitando a formação de criadouros do mosquito. Em parceria com a comunidade, podemos combater a dengue e deixar nossa cidade limpa", disse a prefeita.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, as forças-tarefas se concentram nos bairros com maior incidência de larvas do mosquito e de notificações de dengue. "É uma união de esforços que engloba desde visitas domiciliares até a limpeza pesada. Ainda neste mês, começamos a usar três caminhonetes com fumacê nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, em uma parceria com o Governo de Minas", destacou.

No próximo sábado (23), está marcado mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti em Uberaba, em consonância com o Dia D contra a dengue em Minas Gerais. O bairro a receber a ação ainda será divulgado. Imóveis com possíveis focos do mosquito podem ser denunciados no Disque-Dengue pelo (34) 3317-4660.