EMPREENDEDOR..

Dia D de conscientização e combate às arboviroses será no sábado, 24

21/02/2024 00:00:00

Foto/Lucas Vieira (Codau)

O programa Cuidando do seu Bairro contra a dengue participa neste sábado (24) do movimento da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Unida no Combate ao Mosquito, em Dia D de conscientização e combate às arboviroses. A ação será realizada a partir das 8h e terá como ponto de partida a Praça Magalhães Pinto, bairro Fabrício. A ação inclui mutirão de limpeza pesada, visita domiciliar e distribuição de material orientativo.

O movimento contará com a participação das Secretarias de Governo (Segov), de Comunicação (Secom), de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), de Defesa Social (SDS) e de Saúde (SMS), além da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Tiro de Guerra e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Agentes de combate às endemias vão atuar com educação em saúde, bloqueio costal, ponto estratégico e mutirão das arboviroses. Serão visitados os bairros Vila Olímpica, Fabrício, São Bento, Tancredo Neves, São José, Jardim Petrópolis, Palmeiras, Espírito Santo, Vila Militar e Nenê Gomes.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, a região da Vila Olímpica apresentou positividade acentuada quanto à presença de larvas do mosquito transmissor das arboviroses.

“Para prevenir a proliferação do Aedes, causador da dengue, zika e chikungunya, é fundamental a adoção de ações de proteção para todos, como remoção de materiais onde há acúmulo de água. Precisamos também que a população receba o agente de endemias em casa para que ele faça a averiguação e elimine todas as possibilidades de proliferação do mosquito”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.

Em 2024, foram já foram realizadas ações de mobilização contra a dengue no Residencial 2000 e nos bairros Girassóis 1, 2, 3, 4 e Copacabana. Em caso de sinais e sintomas suspeitos de dengue, chikungunya ou zika, recomenda-se buscar o atendimento médico.