05/10/2022

Posse do novo Conselho Gestor do FMHIS soluciona pendência de 14 anos

Foto: Divulgação

O Governo Municipal de Uberaba, por meio da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), deu posse ao Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) nesta terça-feira (4). Com isso, a atual gestão solucionou uma pendência que se arrastava há 14 anos, pois a lei federal do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social 11.124/2005 exige que ¼ (um quarto) dos integrantes do Conselho sejam representantes de movimentos populares.

“Há 14 anos havia essa pendência, com um representante a menos, e assim que foi identificada a situação, apuramos e regularizamos, por meio de legislação e, hoje, com a posse do novo Conselho Gestor”, destacou a prefeita Elisa Araújo, presidente do Conselho, durante a solenidade.

O presidente da Cohagra e também integrante do Conselho, Davidson Chagas, explicou que a atual gestão foi informada da pendência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. “Com a posse, o atual Conselho Gestor do FMHIS deve ratificar a aprovação dos relatórios de gestão do período de 2008 a 2021, para que o Município possa avançar nos projetos de habitação social”, explicou.