13/01/2022

Governo Municipal dá início ao planejamento do georreferenciamento rural

O Governo Municipal, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e da Secretaria do Agronegócio (Sagri), inicia o planejamento das ações e serviços de atualização dos dados cadastrais de propriedades rurais e base cartográfica no perímetro rural.

O levantamento de aproximadamente 3.000 propriedades rurais, por meio do censo rural, possibilitará apurar e levantar dados que permitirão realizar estudos e projetos futuros. As informações coletadas em campo serão disponibilizadas em uma plataforma tecnológica, Sistema de Informação Geográfica (SIG), para acesso de todas as secretarias municipais e órgãos parceiros, dando sentido à multifinalidade das informações.

Reunidos nesta segunda-feira (10) para o início do planejamento estavam o diretor executivo da Codiub, Marlon Soares da Silva; o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani; o chefe do Incra e ITR da Sagri, João Bosco Lúcio; o diretor de Produção Agropecuária, Raoni Terra de Oliveira Borges; o chefe de Desenvolvimento Rural, Matheus Oliveira Alves, e os representantes da empresa GI Geotecnologia, Félix Tavares e Ricardo Araújo.

De acordo com o diretor executivo da Codiub, Marlon Soares da Silva, o município de Uberaba já está seguindo a orientação que em breve será obrigatória por Lei Federal para a implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) nos municípios. “Uberaba já está à frente. Com o censo rural entregaremos uma ferramenta essencial no processo de gestão municipal, com cruzamento de informações relevantes para a Secretaria de Agronegócio, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Fazenda e órgãos parceiros”, ressaltou.

O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, pontuou que esse é um trabalho importante para o Município, que demanda tempo e que tem algumas dificuldades, devido aos acessos às propriedades rurais e ao próprio questionário com o produtor, mas que quanto maior número de
informações que a prefeitura obtiver através desse trabalho, mais completos ficarão os projetos e programas de governo que se pensar fazer. “Esse trabalho, que é também fotográfico, é de suma importância para o Município como um todo. Teremos muitos subsídios para fomentar grandes projetos no setor rural”, afirmou.

O projeto de georreferenciamento urbano e rural foi iniciado no final de 2019, com recurso federal, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), aprovado pelo BNDES. Ele está em execução em diversas frentes pela Gestão Municipal, desde 2020, tendo a continuidade dos projetos pela atual gestão. A empresa GI Geotecnologia, que desenvolverá o censo rural no município de Uberaba, terá uma filial na cidade e em um primeiro momento será composta por seis colaboradores. Estes colaboradores farão o serviço da coleta dos dados em campo na zona rural. No escritório, dois colaboradores serão responsáveis pelo recebimento dos dados e desempenharão todo o processo para ser entregue à Prefeitura e seus responsáveis.

O projeto tem uma margem de tempo de seis meses para a conclusão podendo ser prorrogado, caso haja algum imprevisto no desenvolvimento das atividades. A partir de fevereiro, todos os funcionários que irão a campo serão devidamente uniformizados, com crachá, e os veículos terão identificação visível da empresa em parceria com a Prefeitura para facilitar o contato com os produtores rurais.

Jorn. Ana Paula Neves
12/01/2022