03/08/2022

Comissão Municipal de Incentivo à Cultura é empossada

Atendendo à Portaria 010/2022, publicada no Porta-Voz de nº 2077, de 8 de julho de 2022, por um período de 12 meses, foi empossada a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (Cmic), que tem como missão elaborar, selecionar, aprovar e acompanhar projetos culturais na cidade de Uberaba. Além disso, a Comissão tem papel crucial na equalização dos projetos, a partir do Plano Municipal de Cultura, para que todos os setoriais sejam contemplados. Entende-se como setoriais, música, teatro, artesanato, literatura, cultura popular e outras áreas.

Para o pleito foram indicados membros do Poder Público: Marcia Resende Otaviano (FCU), Jeferson Cristiano Silva (Semed), Cristiane Pereira Fernandes (Sefaz) e Gustavo Vaz Silva - (Chegab).

E membros da Sociedade Civil: Maycon Junio Gonçalves (Setorial Cultura Popular), Cinara Guimarães (Setorial de Arte e Educação), Cairo Damasceno Silva (Setorial de Arte Urbana), Alexandre Guimarães Moreira (Setorial de Música), Maria Aparecida Basílio (Setorial de Produção Cultural) e Paula Cusinato (Setorial de Gestão Cultural).

A nova Comissão já tem dois grandes desafios até o final do ano: gerir recursos da Lei Paulo Gustavo, recentemente aprovada, que prevê um fomento na ordem de R$ 3,86 bilhões destinados a estados e municípios, e a verba proveniente da Lei Aldir Blanc 2, que irá injetar mais R$ 3 bilhões em projetos culturais pelo país.

Segundo o professor Gustavo, "a Comissão é fundamental nesse processo de fomento da cultura do Município. Precisamos nos debruçar sobre o escopo destas leis para que estejamos preparados para receber os recursos e repassá-los aos agentes culturais", enfatizou.

A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (Cmic) é um órgão colegiado deliberativo, diretamente vinculado à estrutura da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e tem por finalidade avaliar e selecionar os projetos culturais a serem incentivados, fixar o valor do apoio financeiro que é atribuído a cada um deles e acompanhar a execução dos projetos aprovados.