WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

22/03/2022

Censo Rural em Uberaba pesquisa 673 propriedades rurais

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a Secretaria do Agronegócio (Sagri) receberam nesta terça-feira, dia 22, os números da primeira medição do Censo Rural em Uberaba.

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a Secretaria do Agronegócio (Sagri) receberam nesta terça-feira, dia 22, os números da primeira medição do Censo Rural em Uberaba. Em trinta dias, a empresa contratada para a mostra, a GI Tecnologia, pesquisou 673 propriedades rurais espalhadas por todo o Município.

Os trabalhos do Censo Rural tiveram início na segunda semana de fevereiro. De lá para cá, com uma equipe de seis recenseadores, a GI Tecnologia visitou e pesquisou, de forma conclusiva, 673 propriedades rurais, o que representa 22,4% das 3 mil propriedades existentes no Município. A área pesquisada é de aproximadamente 100 mil hectares. Em outras 91 propriedades, chamadas de áreas sem acesso, os proprietários não foram encontrados, a maioria dos casos ou as pessoas se negaram a responder o questionário.

O coordenador de Cartografia da empresa, Ricardo Araújo, responsável por apresentar a pesquisa parcial, disse que neste primeiro momento é difícil apurar números de forma individualizadas. Ele, porém, chamou a atenção para o potencial das lavouras de soja e cana de açúcar nas áreas pesquisadas, assim como a força da bovinocultura, a presença constante de criação de aves nas propriedades e o significativo número de animais domésticos no meio rural, principalmente, cães e gatos.

O Censo também aponta a existência de caixas d’água na maioria das residências e a confirmação pelos moradores da disposição de transporte escolar público para seus filhos, sempre que necessário, além da oferta dos serviços de saúde e educação pelo município na região em que moram.

A primeira parcial também apurou e fotografou 46 pontes e 63 mata-burros, evidenciando suas condições atuais. Outro item que também desperta atenção é o tamanho das propriedades visitadas. Na região da Serrinha, Santa Rosa e Mata da Vida, por exemplo, a predominância é para diversas pequenas propriedades, enquanto que na região do Vale do Tijuco, prevalece as grandes propriedades.

O diretor executivo da Codiub, Marlon Soares, considerou a primeira parcial bastante positiva. “Em comparação com outros municípios da região, estamos num patamar bem acima. Além disto, o total de não encontrados ou que rejeitaram a pesquisa representa menos de 15%”, disse. Ele enfatizou ainda, a importância da comunicação nas mídias, o que ajudou a abrir porteiras.

O coordenador de pesquisas da GI, Felix Tavares, confirmou esta parcial acima da média, o que gera expectativa de concluir os trabalhos em meados de agosto. O chefe dos recenseadores aproveitou para elogiar a ótima receptividade dos moradores do campo em Uberaba.

A parcial com 673 propriedades pesquisadas também agradou o comando da Secretaria do Agronegócio, pasta que mais se beneficiará com o Censo Rural. “Ainda é cedo para fazer avaliações. Mas já podemos verificar novas frentes de horticultura no Município e plantios de uvas em três localidades”, destacou o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani. Ele realçou que a apuração final dos números é de vital importância para que o Governo possa planejar e adotar políticas públicas inovadoras e eficazes para o homem do campo.

Sobre os produtores não encontrados, José Geraldo já determinou dois técnicos para que façam confrontamento de dados, diante de programas e serviços da Sagri e entrem em contato, agendando pesquisa junto à GI Tecnologia. “Quanto mais propriedades rurais pesquisadas, maior será a assertividade das ações do Governo”, afirmou.

Jorn. Ana Paula Neves

OUTRAS NOTÍCIAS