É a investidura provisória do servidor estável em atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que sofreu na capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica oficial e análise de Comissão Multidisciplinar.
A readaptação se dará apenas em atribuições de função pública municipal, equivalente ao grupo de carreiras do cargo efetivo, respeitando a habilitação exigida, nível de escolaridade e semelhança na complexidade das atribuições do cargo efetivo.
O servidor em processo de readaptação funcional deve ser submetido, semestralmente, a inspeção médica realizada pelo órgão municipal competente, a fim de ser verificada a permanência ou não das condições que requerem sua readaptação.
Qualquer servidor efetivo e estável da administração pública municipal, que apresentar limitações físicas ou mentais para o exercício das atribuições do cargo.
- Lei Complementar nº 392/208 - Artigos 27, 28, 29 e 30;
- Lei Complementar nº 583/2018;
- Lei nº 11.220/2011; e
Em caso de dúvidas, o servidor pode entrar em contato com a Comissão Multidisciplinar de Atenção à Saúde de Servidor (COMASS), através do e-mail comissaomultidisciplinar.pmu@gmail.com, ou a Seção de Segurança e Medicina do Trabalho - SEMETRA, pelo telefone 3318-7400.
O requerimento para readaptação funcional deve ser feito na Seção de Segurança e Medicina do Trabalho - SEMETRA, localizada na Casa do Servidor - Travessa Domingos Paraíso, nº 43, Centro -, após o preenchimento dos requisitos necessários.
No caso de limitação na capacidade física, é necessário apresentar:
I. exames clínicos, laudos e relatórios médicos atualizados que atestem a limitação do servidor;
II. As atividades desempenhadas pelo servidor no local de lotação, descritas pelo respectivo gestor de recursos humanos;
III. A declaração de que o servidor encontra-se no efetivo exercício das atribuições do cargo que detém, emitida pelo gestor de Recursos Humanos da Secretaria de origem;
IV. endereço eletrônico válido (e-mail).
1 - Quais atividades serão exercidas durante a tramitação do processo de readaptação?
As atividades do cargo efetivo, observadas as restrições médicas, conforme laudo da Medicina Oficial do Trabalho - SEMETRA.
2 - Quantas avaliações são realizadas durante o processo de readaptação funcional?
São realizadas 04 (quatro) avaliações semestrais pela Medicina Oficial do Trabalho - SEMETRA.
3 - Como conclui o processo de readaptação funcional?
Com os seguintes resultados: deferimento, indeferimento, revogação ou reversão da readaptação funcional.
Superintendência de Gestão Estratégica de Pessoas
Setor Responsável pelas Informações e Atualização