14/10/2023

Prefeitura realiza VI Semana de Saúde Bucal em Uberaba

A Secretaria de Saúde realiza, a partir da próxima segunda-feira (16), a VI Semana de Saúde Bucal de Uberaba. A programação terá abertura a partir das 8h30, no Anfiteatro da Prefeitura de Uberaba e tem como tema "O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) na Saúde Pública".

O encontro, que acontece em parceria com a Universidade de Uberaba, Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Associação Brasileira de Odontologia (ABO), recebe para palestra a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Minas Gerais, Jacqueline Silva Santos. Ela abordará o tema "O uso do ART e a ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal no âmbito do SUS". Já a assessora técnica da Coordenação-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Flávia Santos de Oliveira de Paula, irá abordar o tema "Política Nacional de Saúde Pública".  Também haverá palestra com o tema "Capacitação  sobre Tratamento Restaurador Atraumático (ART) na Saúde Pública", com a coordenadora do curso de especialização e capacitação em Odontopediatria em Brasília,  Bruna Moro.

"Essa semana é muito importante para Uberaba, porque é um momento em que os profissionais da odontologia e estudantes recebem capacitação sobre materiais odontológicos e tratamentos existentes. Após essas palestras os profissionais da atenção primaria estarão aplicando todo ensinamento a população, tanto nas escolas com as crianças, quanto nas unidades básicas de saúde", destaca a chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Márcia Nomelini.

Ela ainda destaca que as ações visam a redução da cárie dentária  com uma nova metodologia, com restaurações minimamente invasivas e ART.

"Estaremos realizando também um trabalho educativo nas escolas  e nas UBS, visando sempre o cuidado e atenção à saúde bucal".