06/04/2022

Congresso promovido pelo Governo Municipal reúne conselheiros tutelares de Uberaba e região

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), realiza, nos dias 19 e 20 de maio, o I Congresso Regional de Conselheiros Tutelares, em parceria com os conselhos municipais de Assistência Social e de Direitos da Criança e do Adolescente.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, exclusivamente on-line. São 200 vagas presenciais e 500 para a modalidade on-line. O evento será no Centro Cultural José Maria Barra, com transmissão pelo YouTube do Portas Abertas. Haverá certificação para os participantes.

O evento tem como objetivo qualificar os conselheiros tutelares da Comarca de Uberaba e regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), de modo a fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Os demais atores do SGDCA e estudantes também podem participar do Congresso.

Serão oito mesas temáticas, entre assuntos como o papel do sistema de justiça e dos conselhos tutelares na garantia de direitos; execução de medidas socioeducativas em meio aberto; violência contra crianças e adolescentes; acolhimento institucional e familiar e os desafios do trabalho em rede.

Dentre os convidados estão o promotor de Justiça do Paraná, Murillo Digiácomo; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Valéria Queiroz; o presidente do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Guilherme Cruz; a diretora regional da Sedese em Uberaba, Gisele Vinha; o titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba, Marcelo Lemos; e o coordenador regional das Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente do Triângulo Mineiro, André Tuma.