24/04/2023

Projeto visa garantir alimentação segura e saudável para alunos da rede municipal

A Secretaria de Educação, por meio da Seção de Alimentação Escolar, iniciou na última semana, a primeira capacitação do projeto “Agente da Alimentação Saudável”. O encontro foi realizado com professores responsáveis por orientar os grupos de lideranças, formados por alunos, nas escolas da rede. Neste ano, o tema abordado serão as novas regras na rotulagem dos alimentos.

Como um multiplicador dos bons preceitos da alimentação na escola e na comunidade, o projeto funcionará de modo a informar os alunos sobre a importância da leitura do rótulo dos produtos alimentícios, além de promover a conscientização sobre o teor de gorduras, sódio e açúcar em determinados alimentos, visando a prevenção de doenças crônicas como a diabetes e a obesidade infantil.

O projeto contará ainda com mais dois momentos, sendo uma roda de conversa com nutricionistas do setor de Educação Nutricional e os alunos, que serão incentivados a confeccionarem materiais artísticos sobre o tema, e a terceira fase com a culminância do projeto com uma mostra dos trabalhos realizados em sala de aula pelos participantes.

“Agente da Alimentação Saudável” é desenvolvido em parceria com o programa municipal “Tá na Mesa”, que busca garantir a segurança alimentar e nutricional da população uberabense, a partir de ações transversais envolvendo diferentes secretarias e entidades da administração municipal. As principais frentes do programa são o Banco de Alimentos, o Restaurante Popular e a merenda servida aos alunos da rede municipal de ensino.