31/03/2023
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde realizou, na tarde desta sexta-feira, 31 uma capacitação sobre sinais indicativos para o autismo e atendimento humanizado.
A capacitação que ocorreu no modo online, foi conduzida pela psicóloga da APAE, Daniela Bicalho e teve como público-alvo enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e atendentes das unidades básicas de saúde.
“É preciso entender o processo e ter sensibilidade para auxiliar as famílias neste processo. Para muitas pessoas o diagnóstico é novo, eles necessitam de um acolhimento e diálogo atencioso e amoroso para lidarem com processo”, explica.
Na ocasião, os participantes tiveram oportunidade de dialogar sobre acolhimento, identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância do diálogo.
“Foi um momento muito importante para sensibilizar os profissionais sobre aspectos, características e estratégias para o atendimento e orientações aos familiares, que chegam à assistência e necessitam de orientação e colhimento”, destacou Rosa Maria dos Santos Cardoso, Chefe Seção de Políticas de Atenção à Saúde.
Secretaria Especial de Comunicação