22/03/2022

Governo Municipal incentiva destinação do Imposto de Renda para causas sociais

O Governo Municipal e conselhos dos Direitos lançam, nesta terça-feira (22), campanha para incentivar a pessoa física a destinar parte do Imposto de Renda devido para projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

A doação será aplicada em ações promovidas por instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau) e no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), por meio de editais.

Conforme o presidente do Comdicau, William de Brito, o intuito da campanha é mostrar ao contribuinte que é possível ajudar crianças e idosos de Uberaba, sem colocar a mão no bolso. A campanha contempla TV, rádio, jornal e internet e ocorre no período de entrega da Declaração do Imposto de Renda.

"A transferência fiscal solidária é simples, não gera custo e contribui com o desenvolvimento social da comunidade. No entanto, a maioria dos cidadãos desconhece essa possibilidade. Nosso objetivo com a campanha é dar publicidade a esse mecanismo e captar mais doadores", pontuou o presidente.

Pessoa física pode doar até 6% do imposto devido para causas sociais. A destinação é feita no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda no modelo completo. O próprio sistema da Receita Federal calcula o valor possível a ser destinado e deduz do valor do IR.

Neste ano, a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física referente ao ano-base 2021 vai de 7 de março a 29 de abril.