14/12/2022

Sesurb realiza workshop para zeladores e pedreiros credenciados junto aos cemitérios municipais

Com a participação de mais de 30 pessoas a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras realizou na última segunda-feira (12)  o 1º Workshop do Departamento de Cemitérios Municipais para pedreiros e zeladores credenciados. As palestras ficaram a cargo do secretário de Serviços Urbanos e Obras, Anderson Passos, que fez a abertura,  do engenheiro David Silva e do agente de fiscalização, Wilander Victor Martins que coordenam o espaço físico e as adequações necessárias para atender as exigências do Decreto nº2.617, publicado em julho último.

A medida trouxe a necessidade de credenciamento e abriu a oportunidade para que pessoas físicas atuarem.

Até junho somente algumas empresas monopolizavam esse mercado.  Já foram realizadas diversas melhorias nos cemitérios como pintura externa, limpeza e manutenção das áreas de circulação, além da revisão dos processos para desburocratizar os serviços, salientou Passos.

“Essas medidas trazem mais transparência e agilidade na solução das demandas do cidadão, num momento complexo e triste para as famílias”, afirmou o chefe do Departamento de Cemitérios, Luís Henrique Nogueira Santiago.

Conforme o engenheiro David o objetivo do Workshop foi qualificar e profissionalizar os prestadores de serviços, para aturarem de maneira correta, profissional e legal.

Durante o curso os participantes tomaram conhecimento sobre normas e legislações, obrigações legais, a necessidade de processos administrativos para a realização das obras, com a apresentação dos devidos croquis, inclusão de laudos de vistorias antes e depois, regularidade das medidas dos túmulos, realização da obra tecnicamente correta pelo próprio credenciado, para evitar desmoronamento, além dos cuidados com as normas trabalhistas.

O agente de fiscalização Wilander Victor alertou que a partir de janeiro todos os prestadores de serviços deverão estar uniformizados, com camisetas verdes para os pedreiros e laranjas dos zeladores e zeladoras, além de devidamente credenciados, sob pena de ser notificado e até perder o credenciamento.   "Não serão permitidos, conforme determina o Decreto, o trabalho de pessoas que não estejam dentro desses padrões. Desde agora já existe uma fiscalização mais rígida, inclusive nos finais de semana, quando tem ocorrido a atuação de clandestinos que abordam indevidamente as famílias que visitam os túmulos”, afirmou.

O pedreiro e empreiteiro, Geraldo Lopes de Souza está  há mais de 40 anos nos cemitérios conta que antes do Decreto prestavam serviço somente algumas empresas que contratavam informalmente os trabalhadores, sem qualquer garantia. O credenciamento individual além de melhorar os preços para as famílias que contratam os profissionais de forma mais segura, melhorou a condição de trabalho para eles. "Hoje eu dirijo a minha própria vida em relação ao trabalho, não dependendo de terceiros, resolvendo meus problemas diretamente com a Prefeitura", disse.

Já para a zeladora Viviane Pereira Alves, que cuida da manutenção e limpeza de túmulos, as medidas foram positivas e agora é necessário que a fiscalização atue para impedir que clandestinos realizem serviços nos cemitérios. "A gente lutou muito para haver esse credenciamento e vamos ajudar nessa fiscalização", concluiu.