09/12/2022

Uberaba é a 1ª cidade mineira a completar ciclo do Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde

Uberaba é o primeiro município de Minas Gerais a completar todo o ciclo da apuração de custos, dentro das diretrizes do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), atingindo suas Unidades de Atenção Primária, bem como hospitais, policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A Secretaria de Saúde de Uberaba aderiu, em maio/2022,  ao PNGC do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde. A metodologia de gestão dos custos atinge 37 Unidades da Atenção Básica, 2 Unidades Regionais de Saúde, Caism e as duas UPAs. Serão duas semanas de treinamento no sistema APURASUS.

O representante do Ministério, o administrador Wagner Luiz de Araújo, explicou que o programa tem como objetivo principal promover a cultura de gestão de custos em unidades do SUS, levando capacitações presenciais e remotas, dando suporte técnico e disponibilizando o sistema APURASUS.

“Como resultado, pretende-se que os gestores tenham conhecimento de quanto custa a sua unidade, quanto custa os setores de uma unidade, para que possa gerir melhor seus recursos físicos, técnicos e de pessoal. Com a Secretaria tendo uma noção de todas as suas unidades, ela pode fazer uma aplicação mais justa e adequada dos recursos que tem”, explicou Wagner.

Na cidade, a ação é coordenada pela diretora de Assuntos Estratégicos da SMS, Simone da Mata. Uberaba já passou pelo primeiro passo desse trabalho, com o Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde, realizado em maio deste ano. Na ocasião, participaram do curso noventa pessoas entre gerentes e técnicos das Unidades da Atenção Básica, Unidades Regionais de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Caism.