23/11/2022

Elisa Araújo é eleita presidente da Amvale

A Diretoria gestão 2023 da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), sediada em Uberaba, foi eleita em assembleia geral dos prefeitos, realizada na manhã desta quarta-feira (23). Por aclamação, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, assume a presidência da entidade. O mandato da nova Diretoria vai de 1º de janeiro a 1º de dezembro do próximo exercício. Na oportunidade, foi aprovado o demonstrativo de prestação de contas da associação do atual exercício.

Como vice-presidente, após dois mandatos como presidente, foi eleito o prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo. O Conselho Fiscal é presidido pelo prefeito de Veríssimo, Luiz Carlos da Silva, e os suplentes Ivaina Reis de Oliveira (Conceição das Alagoas) e Antônio Luiz Botelho (Planura).  Vanessa Silva Faria é mantida na secretaria executiva da Amvale.

Duplicação da BR-262 - Elisa Araújo anunciou, aos prefeitos presentes, que, no próximo dia 1º de dezembro, em Brasília, haverá uma mobilização da Amvale pela duplicação da BR-262, nos trechos já previstos. Junto com prefeitos da região, ela informou também que a comitiva irá visitar os gabinetes dos deputados eleitos e que tiveram votos na região, para um contato inicial e a abertura de canais para o encaminhamento de pleitos do Vale do Rio Grande.

Ao agradecer a confiança dos seus pares, a nova presidente disse que o desafio é muito grande, em especial, pela sucessão de Wesley De Santi de Melo que, segundo Elisa Araújo, “colocou a Amvale nos trilhos, além de restabelecer a credibilidade da instituição, ter colocado as contas em dia e obtido importantes conquistas para a nossa associação”.

Elisa Araújo, em seguida, dará continuidade ao trabalho da administração 2022, com a responsabilidade de unir a região e com a missão de entregar bons resultados para todos os prefeitos das prefeituras associadas.

“Contas em dia” - O prefeito Wesley De Santi de Melo, da mesma forma, agradeceu aos prefeitos e, ainda, aos colaboradores da Amvale pelo apoio durante suas gestões 2021/2022. E acrescentou: “Nossa administração realizou o necessário e o que nos propusemos no início dos nossos trabalhos. Podemos destacar, por exemplo, que as contas da entidade estão em dia”.

Para a sucessora Elisa Araújo, Wesley De Santi de Melo desejou “muito sucesso no ano de 2023”, ao assinalar estar “extremamente honrado” em poder ocupar a vice-presidência da Diretoria agora eleita. “Nosso objetivo central é fazer com que a Amvale, a cada ano, possa ser mais forte e representativa em defesa da nossa região”, diz.

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) visa a integração econômica, social, política, técnica e administrativa dos municípios e a prática do associativismo municipal no Estado de Minas. Sediada em Uberaba, a Associação foi criada juridicamente em 14 de janeiro de 1976. É composta pelos municípios de Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo integrantes da área geográfica que constitui a microrregião do Vale do Rio Grande, no Estado de Minas Gerais. Tem como missão unir e congregar recursos e esforços para o alcance dos objetivos dos municípios integrantes em direção ao desenvolvimento sustentável da região.

Convale - Por outro lado, também foi realizada assembleia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale), presidido pelo prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, com a finalidade de apreciação da prestação de contas do órgão, e que teve aprovação plena dos prefeitos consorciados.

Durante sua fala, o presidente do Convale destacou, especialmente, como grande realização durante o ano de 2022, a formalização do contrato do Plano Regional de Resíduos Sólidos, que tem como contratada a empresa Consórcio S que tem como uma das suas empresas a Soma Ambiental. “Tudo dentro do propósito de regionalizar o processamento dos resíduos sólidos, cujo início da parte de operacionalização e das rotas tecnológicas, deverá ocorrer até março próximo”.

O Convale também tem a sua sede localizada em Uberaba. São instituidores do Consórcio os municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo. A missão do Convale é fortalecer parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Surgimos como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas”, finalizou.

Lúcio Castellano – MG 04052 JP / assessor de Comunicação Amvale/Convale